CRO-SE defende criação do cargo de odonto-legistas para o IML
Neste domingo, 25, é comemorado o Dia do Dentista. Em Sergipe, a programação festina começou no último sábado passado, 18, e será encerrada no domingo com um passeio ciclístico que sairá do mirante da 13 de Julho com destino a Passarela do Caranguejo, na orla da Atalaia. Mas a data também é marcada por reivindicações. O Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) está sugerindo a elaboração de um projeto de lei instituindo o cargo de odontolegistas para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Estado.
A Odontologia Legal é o ramo da Odontologia responsável pela realização de estudos em seres humanos, de interesse para a justiça, dentro de sua área de competência. “Os exames em cadáveres têm por objetivo principal a realização de perícias de identificação. Este tipo de perícia é necessário sempre que o método visual ou dactiloscópico torna-se ineficaz para este fim. Cadáveres em avançado estado de putrefação, ossadas, queimados ou carbonizados são exemplos de casos em que a perícia odontolegal faz-se necessária”, enfatiza o presidente do CRO-SE, Augusto Tadeu Ribeiro Santana.
A deputada, Gorete Reis reconhece a necessidade e a importância dessa especialidade profissional. “Vamos apoiar a classe na luta pela implantação desse cargo no IML. A solicitação do Conselho de Odontologia está sendo avaliada por minha equipe jurídica para que tenha respaldo legal. Em seguida, vou apresentar o projeto de lei para os deputados”, afirma a parlamentar.
No Nordeste, de acordo com o CRO-SE, esse tipo de profissional está presente nos IMLs de quase todos os Estados, entre eles Bahia, Alagoas e Paraíba. “Esses locais apresentam mais agilidade no julgamento de processos cíveis e criminais, porque o trabalho do odontolegista é exercido por um cirurgião-dentista.
Uma outra conquista do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe foi a apresentação na Câmara de Vereadores de Aracaju do projeto de lei que prevê a criação da Semana Municipal de Prevenção do Câncer de Boca em Aracaju.
Pela proposta, a Semana de Combate ao Câncer terá uma programação vasta com a realização de palestra, encontros, debates, campanhas educativas e mutirões de diagnóstico precoce e prevenção.
O programa, que será realizado em parceria com o CRO-SE, tem como objetivo conscientizar e orientar a população aracajuana sobre os perigos da doença, modos de prevenção e como diagnosticar precocemente o câncer de boca. “As neoplasias malignas que ocorrem na cavidade bucal e ao seu redor, incluindo língua, revestimento da boca e lábios, está entre as duas principais causas de morte por câncer em algumas regiões do país?, explica o parlamentar, que também é médico.
Fredson Navarro, do Emsergipe.com, com informações da Ascom CRO-SE
Fonte: SN1
Caderno Cotidiano no ClickSergipe