Após 50 dias fechado para manutenção e revitalização, o Mirante da Praia 13 de Julho, unidade mantida pela prefeitura Municipal de Aracaju – PMA -, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, - Funcaju -, reabre nesta segunda-feira, 2, com uma exposição de Bonsai.
Em média, 20 miniaturas de plantas naturais como Fícus e Primavera, estarão expostas para visitação até o próximo dia 11. O bonsaista responsável pela exposição, Nelson Ferreira Pinto, explica que essas duas espécies são as que mais se adaptam ao clima do nordeste, por isso, é a mais indicada para o cultivo em Sergipe.
“Bonsai é uma planta miniaturizada que precisa de cuidados especiais. Muitas pessoas não sabem disso e terminam adquirindo árvores que não se adaptam ao nosso clima”, comenta. Nelson explica que sempre foi admirador da cultura oriental e que seu sonho era morar no oriente. Um dia, folheando uma revista viu uma matéria sobre bonsai que lhe chamou muito a atenção. Daí em diante, surgiu o interesse pelo cultivo da planta.
Em 1997, o bonsaista realizou um curso específico de manuseio na Sociedade Brasileira de Bonsai, no Rio de Janeiro, retornando a Aracaju com três miniaturas quando começou a se aprofundar e desenvolver o trabalho como hobby. “Não é a minha profissão, não tenho nenhuma empresa, cultivo as miniaturas como hobby. Estou fundando aqui em Aracaju, uma associação com o objetivo de ensinar a prática do bonsai as pessoas que assim como eu, tenham interesse em colecionar essas plantas”, pontua.
O horário de funcionamento do Mirante da Praia 13 de julho é de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; e aos sábados domingos e feriados, das 9h às 15h. Informações pelo telefone (79) 3179-23192.
Fonte: Cinform
Caderno Cotidiano no ClickSergipe