O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), deu início aos trabalhos para a construção da ponte sobre o Rio Piauí, que ligará os municípios de Estância e Indiaroba (Porto do Cavalo à Terra Caída), no litoral sul sergipano. A ponte terá 1,712 km de extensão, duas pistas de rolamento com 3,5 metros cada, acostamento de 1,5 metros de cada lado, corrimão e divisor das vias, mão e contra mão, totalizando 14,2 metros de largura e receberá investimentos de cerca de R$ 106 milhões.
Para o secretário de Estado da infraestrutura, Valmor Barbosa, um investimento desse porte demonstra a preocupação que o governador Marcelo Déda tem com o turismo sergipano. “Diminuindo em 70 quilômetros a distância entre Salvador e Aracaju, teremos mais pessoas visitando a nossa capital. Com a conclusão da ponte Joel Silveira no final deste ano e a ponte sobre o Rio Piauí, muitos turistas que viajam pela BR 101 passarão a incluir Aracaju no roteiro deles. Principalmente os baianos em função dessa ligação com a Linha Verde”, destacou.
O secretário ressalta também que as ações que o Governo vem realizando em outras áreas, somadas às obras de infraestrutura, vão colocar Sergipe numa posição de destaque em relação ao turismo. “O resultado dessas ações é a geração de mais emprego, maior ocupação da rede hoteleira, aquecimento das vendas no comércio e, por conseqüência, a melhoria da arrecadação fiscal”, afirmou Valmor Barbosa.
Atualmente estão sendo realizados os serviços de limpeza do terreno, sondagem que consiste na pesquisa para encontrar a rocha onde os pilares serão fixados, fundação da ponte, usina de concreto, pré-moldados e instalação do canteiro de obras.
O diretor presidente do DER, Ezio Faro, esteve no local para acompanhar de perto o desenvolvimento dos trabalhos e reconhece a grandiosidade do projeto. “A ponte sobre o Piauí está sendo considerada o maior projeto em extensão do nordeste brasileiro executado sobre um rio. Isso tem uma importância enorme, porque além de interligar vários municípios sergipanos, vai encurtar o trajeto Sergipe/Bahia com segurança e qualidade, oferecendo aos sergipanos e turistas o prazer de conhecer as belezas naturais do nosso estado”, enfatizou.
Projeto
A obra segue em ritmo que atende a expectativa em seu cronograma de ação. Cerca de 400 trabalhadores estarão envolvidos no decorrer da construção da ponte e o número de postos de emprego deve aumentar para 600 no pico da obra, previsto para daqui a oito meses. O prazo previsto para a execução total do projeto é de 540 dias.
A construção está sendo iniciada na margem do povoado Terra Caída em Indiaroba e depois seguirá do povoado Porto do Cavalo em Estância, finalizando com o encontro das duas partes no meio do rio, que tem 22 metros de profundidade. “Para ganharmos tempo, estamos trabalhando com duas frentes de serviços, uma na margem do lado de Terra Caída e outra no meio do rio. Estamos fazendo todos os apoios até as duas partes se encontrarem e depois vamos fazer isso do outro lado, com isso, diminuiremos em dois meses o tempo necessário para esse tipo de serviço”, explica o engenheiro da empresa contratada, Carlos Alberto Gines.
ASN
Ézio Faro, diretor presidente do DER/SE
Como toda grande obra, é necessário espaço para implantação. Famílias que moram na área do acesso à ponte deverão ser indenizadas. Para isso, o DER já enviou equipe para avaliação dos imóveis. Residente no povoado Terra Caída há cinco anos, Flávio Pereira, planeja a vida em um novo lar. “Eu tenho consciência de que é preciso melhorar e isso às vezes quer dizer mudança na nossa vida. Agora é olhar para frente e construir o futuro em outro lar”, planeja.
O Governo do Estado de Sergipe está investindo para aumentar as possibilidades de crescimento do estado, trazendo mobilidade e segurança para sergipanos e turistas.
Fonte: ASN apud Aqui Acontece
Caderno Cotidiano no ClickSergipe