Universo Político - Joedson - Pequeno Expediente
As notícias sobre a recuperação da saúde do governador Marcelo Déda, garimpadas hoje pela manhã no Palácio de Despachos, foram as melhores possíveis, graças a Deus. Amigo pessoal de Déda, o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), que esteve em São Paulo em solidariedade ao governador, quando do procedimento cirúrgico, está otimista. Edvaldo descreveu um Déda animado e confiante numa breve recuperação.
Deus no controle
Edvaldo ressalvou ter voltado para Aracaju, no último sábado, mas garantiu que conversa com o governador todos os dias por telefone. "Os boletins e as notícias são muito alvissareiras: ele está animado. Já anda pelo quarto, provavelmente, até o final da semana receberá alta, vai ficar num apartamento fora do hospital. Deus está no controle", concordou o prefeito.
Nada de política
O governador em exercício Belivaldo Chagas (PSC) abriu sua fala, na manhã de hoje, terça-feira, dia 6, no Palácio dos Despachos, quando anunciou investimentos para a agricultura, que o momento não é para falar sobre política, mas para orar pelo restabelecimento da saúde do governador Marcelo Déda (PT).
Fidelidade a Déda
Belivaldo explicou que a prudência reside no fato de o governador Marcelo Déda ser a maior liderança do agrupamento e estar em recuperação. "O próprio Déda já disse que este ano é para trabalhar por Sergipe. Vamos discutir política somente em 2010", explicou.
Fidelidade a Déda II
Belivaldo revelou estar governando Sergipe com a orientação dada pelo governador Marcelo Déda, ainda na semana passada, quando estava ao seu lado em São Paulo. "Ele está se recuperando. Nem ouso incomodar", disse, assegurando não falar nenhum assunto do governo com o chefe por telefone. "Estamos seguindo o que ele já havia dito".
Reunião
Aliás, por conta disso, o governador em exercício, como o Universo Político.com, antecipou reuniu hoje pela manhã o secretariado para repassar as instruções do boss Marcelo Déda. "Não mudaremos uma vírgula", voltou a assegurar.
Governador em exercício
Na manhã desta terça-feira, 6, o governador em exercício Belivaldo Chagas assinaou a sanção de duas leis voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar. A primeira delas institui medidas de estímulo à renegociação de dívidas oriundas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Governador em exercício II
A segunda sanção institui o ‘Projeto Mão Amiga', ação que objetiva promover medidas de reparação dos efeitos do desemprego sazonal decorrentes das entressafras dos cultivos da cana-de-açúcar e da laranja. A iniciativa beneficiará até dez mil famílias dos 28 municípios que apresentaram, no ano de 2007, os maiores valores para os dados de área plantada, área colhida e quantidade produzida segundo dados do IBGE.
PSDB
A vereadora Miriam Ribeiro, presidente do Diretório Estadual do PSDB, preferiu calar-se diante das colocações de Pedrinho Barreto, secretário geral do partido, que disse: ‘o PSDB só dá atenção a aproveitadores'. Como entende Pedrinho, o líder maior do partido em Sergipe, o deputado federal Albano Franco, volta às oportunidades para os que estão no PSDB somente lucrando-se do partido e depois cairão fora. Isto é, não ajudarão a legenda disputando pelo partido.
PSDB II
Miriam havia considerado que o esvaziamento notório no partido era a consequência da fuga dos que teme ficar fora do poder, já que a próxima aliança do PSDB para as eleições será com a oposição ao governo, o DEM. Mas, desta vez, nem isso ela quis repetir. "Prefiro não comentar", limitou-se Miriam, que em seguida taxou: "colocações desta pessoa (Pedrinho Barreto), eu não comento".
PSDB III
Que dureza para Albano. Além de ser, praticamente, obrigado pela direção nacional a cortar os laços com o PT - abdicando, assim, das vantagens do governo -, conta nos dedos o pouco número de filiados no PSDB e ainda presencia no partido o vento da discórdia pairar.
|