Nova pagina 1

 Sergipe
    


 
Política

 Cidade - Cotidiano

 Segurança Pública

 Esportes Sergipe

 Concursos

 
Baladas - Diversão

 Cultura e Arte

 
Artigos e Entrevistas

 Sergipe pelo Brasil

 
Turismo - Sergipe

 Envie um cartão postal

 Sergipe em imagens

 Conheça Sergipe

 Dados Geo-Econômicos

 Brasil / Mundo

 Política

 País

 Concursos

 Educação

 Placar On Line

 Esportes

 Olimíadas

 Turismo no Brasil

 Mundo

 
Cadernos

 ClickSe - Rapidinhas

 
Vestibular - Enem


 
Transposição


 
Artigos e Entrevistas

 
Tecnologia-Informática

 
Notícias Jurídicas

 Ciência e Saúde

 
Meio Ambiente

 Cultura e Arte

 
Mundo Artístico

 Estilo - Moda

 
Bichos e Cia

 
Veículos

 Interatividade 

 Chat

 Contato

 Blogs e Sites

 Fale Conosco

 Links Úteis

 Mídia de Sergipe

 Newsletter

 Opiniões e Cartas

 Envie Imagens

 Ver Comentários

 Você Repórter

 Widgets

   


 ClickSergipe Informa 

 Cotação do Dolar

 
Loterias

 Lista Telefônica

 Vôos On Line

 Tirar Passaporte

 Fuso Horário

 Resumo de Novelas

 Horóscopo

 Sites + Procurados

 Cálculo Exato

 Preço de Remédios

 Olho no Dinheiro

 Mapa Google Sergipe


 Esportes 

 Esportes em Sergipe

 Esportes Brasil

 Eliminatórias da Copa

 Brasileirão -  Série A

 Brasileirãó - Série B

 Brasileirão - Série C

 Brasileirão -  Série D

 Vôlei

 Fórmula 1

 Liga dos Campeões

 Basquete

 Esportes Aquáticos

 Esportes Radicais

 Olimpíadas


    

 

 


Visite vários pontos turísticos de Sergipe Quando voltar, me conta como foi!!!

 


Aracaju,
 
comente    -    veja comentários


A crise entre Brasil e Honduras: uma análise à luz da sistemática constitucional brasileira por Tatiana Waisberg e Guilherme Luiz de Souza Pinho

5/10/2009

A crise política e diplomática entre Brasil e Honduras que teve início em 28 de junho de 2009, em decorrência do golpe de estado que depôs o presidente eleito Manuel Zelaya, alcançou um novo patamar no dia 21 setembro, quando o presidente deposto apareceu, misteriosamente, após diversas tentativas de retornar ao país, na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa. Desde então, o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, encontra-se refugiado na embaixada brasileira, criando uma crise sem precedentes entre estes dois países, com reflexos do ponto de vista politico e jurídico, desafiando principios gerais comuns tanto ao Direito Internacional quanto ao Direito Constitucional brasileiro.

O Golpe em Honduras e a Constituição Federal de 1988

A decisão do governo brasileiro de acolher o presidente deposto de Honduras na embaixada brasileira em Tegucigalpa desafia principios basilares da Constituição Federal de 1988, de maneira que principios fundamentais da República Federativa do Brasil, inscritos no artigo 4º, encontram-se em forte tensão. O artigo 4º é parte integrante do Título I da CF/88, e estabelece os principios que regem o Brasil em suas relações internacionais. Dentre eles, a prevalência dos direitos humanos, a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade, a não-intervenção e a concessão de asilo político. Tais principios encontram fundamento em diversas convenções internacionais, das quais o Brasil é parte integrante, incluindo a Carta das Nações Unidas.

O Conflito entre Principios Constitucionais

Enquanto a proteção dos direitos humanos, informada pelo principio da dignidade da pessoa humana, fundamento da própria República Federativa do Brasil, aponta para prevalência dos direitos humanos, o principio da não-intervenção, aponta para principios fundamentais que regem os Estados em suas relações internacionais, com base no reconhecimento do principio da soberania que informa o Direito Internacional moderno, sendo uns dos pilares que sustenta a ordem internacional contemporânea.

Muitas vezes o principio da não-intervenção encontra-se em conflito com o principio da proteção dos direitos humanos, de maneira que o principio da não-intervenção é aplicado em detrimento do principio da proteção dos direitos humanos. Durante o período da guerra fria, esta foi a situação em diversas partes do planeta, inclusive na América Latina. Entretanto, no contexto atual, o golpe de estado em Honduras surge como uma perigosa excessão em um continente em que a regra passa a ser a de governos democraticamente eleitos, incluindo diversos governos de esquerda, a exemplo do governo da Nicarágua, da Venezuela, da Bolívia e do Equador.

A Condenação Internacional

Independente de afinidades ideológicas, a posição da Organização dos Estados Americanos, a OEA, foi consensual e inequívoca: a resolução 9531 aprovada pelo Conselho Permanente no dia 28 de junho de 2009 condena energicamente o golpe de estado contra o governo constitucional de Honduras e a detenção arbitrária e expulsão do país do Presidente Constitucional José Manuel Zelaya, que provocou uma alteração inconstitucional da ordem democrática, e exige o imediato, seguro e incondicional retorno do Presidente José Manuel Zelaya às suas funções constitucionais. No mesmo sentido, a Assembléia Geral da ONU, no dia 30 de junho de 2009, condenou o golpe de estado em honduras e pediu pelo restauração presidente democraticamente eleito e o retorno da ordem constitucional2.

A condenação internacional, entretanto, não garantiu a recondução do presidente deposto, de maneira que diversas tentativas de retorno fracassaram, incluindo o episódio, no início de julho, no qual o avião que transportava Zelaya acompanhado de outros presidentes latino-americanos, bem como representantes da OEA, foi impedido de pousar em Honduras.3 Transcorridos mais de dois meses após o início da crise, o Brasil assumiu papel central na crise ao abrigar o Presidente deposto na embaixada brasileira em Tegucigalpa. Esta situação, tal como esboçado anteriormente, desafia a própria sistemática constitucional brasileira, colocando em tensão os principio da proteção aos direitos humanos, e de concessão de asilo político com o principio da não-intervenção, todos inscritos no artigo 4º da CF/88.

Algumas Questões Controversas

Levando-se em conta o envolvimento da OEA e da ONU na crise em Honduras, estaria o Brasil legitimado a oferecer refugio ao presidente deposto e ao mesmo tempo pedir por seu retorno? De que maneira tal atitude do governo brasileiro é congruente com o principio da não-intervenção? Tais perguntas demandam considerações complexas, incluindo a possibilidade de abrir um novo precedente no que se refere a implementação dos direitos humanos. Em que medida o Brasil está autorizado a interferir em assuntos políticos de outros Estados latino-americanos? Neste ponto vale ressaltar o parágrafo único do artigo 4º da CF/88, o qual determina que o Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da America Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações. A prevalência do principio de proteção dos direitos humanos, em detrimento do principio da não-intervenção, seria compatível com a finalidade última dos principios que regem o Brasil nas suas relações internacionais?

Por outro lado, levando-se em conta o princípio, também inserido no artigo 4º da CF/88, em seu inciso IX, de que o Brasil deverá propugnar a defesa da cooperação entre os povos para o progresso da humanidade, o apoio ativo do Brasil à recondução do presidente legitimamente eleito em Honduras não seria uma forma de contribuir para o progresso da humanidade porquanto equivale ao repudio concreto à formação de um governo ditatorial? Ou estaria o Brasil agindo como uma nação imperialista em uma república de bananas? Seja qual for o significado da atuação do Brasil na esfera internacional, faz-se necessário um juízo constitucional que aborde a situação criada em decorrência da atípica interferência do governo brasileiro nos assuntos internos de outros Estados.

Fonte: Jusvi


Caderno Artigos e Entrevistas no ClickSergipe

Siga o ClickSergipe no Twitter

Coloque esta notícia no seu Twitter:

Comentários
 
comentar  -  imprimir  -  enviar  -  receber  - seguir no twitter - voltar

 

 

000714

Nova pagina 1

 
    


Jovem Pan