A importância da preparação física na Volta de Aracaju
João Áquila, de Aracaju
No dia 15 de novembro mais de mil atletas correrão a segunda Volta de Aracaju. Provavelmente alguns não encerrem a corrida, outros chegarão exaustos ao extremo. Para que isso não aconteça é importante se preparar fisicamente.
O Esporte Emsergipe.com entrevistou o professor de educação física Paulo Emídio, ele é um dos treinadores da Volta de Aracaju. A primeira atividade que ele faz é conhecer o aluno. “É importante saber tudo sobre o atleta, para desenvolver corretamente as atividades”, informou.
Para uma prova com 10 km de percurso é preciso fortalecer os principais músculos como o quadríceps, abdominais, paravertebrais e a panturrilha. “São os músculos mais exigidos em uma prova como a Volta de Aracaju”, declara o professor.
Alimentação
A alimentação durante os treinos também é importante. “Muitos, no dia da prova, utilizam uma alimentação saudável, mas no período dos treinos não. Isso não vai funcionar”, alerta Paulo. Ele orienta que os alunos utilizem alimentos que produza açúcar. “Iogurte, cereais e frutas”, exemplifica.
A alimentação não pode ser alvos só pré-treino, Paulo Emídio afirma que os treinos consomem muitas proteínas que devem ser repostas no organismo.
Treinos
Paulo Emídio divide os treinos em três grupos: iniciante, intermediário e avançado. As pessoas que não costumam fazer atividades físicas vão para o primeiro grupo. “São treinos mais leves, eles normalmente não correm, fazem caminhadas. No intermediário, os atletas correm, mas em ritmo e em tempo menor que no avançado.
“O atleta iniciante ele dificilmente completa uma prova como a Volta de Aracaju, só se ele for caminhando, mas aí estoura o tempo da prova. Já o intermediário luta para chegar no tempo, enquanto o atleta no nível avançado busca baixar o tempo”, explica o professor de educação física.
Fonte: EmSergipe.com
|