A partir deste domingo, 18, à 0h, serviços financeiros e de transportem serão alterados em Sergipe
Começa neste domingo, 18, a partir da 0h, o Horário de Verão. Doze estados brasileiros das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste adiantarão os relógios em uma hora. A partir deste ano, a mudança nos horários terá uma data fixa no calendário: o início será sempre no terceiro domingo de outubro e o término, no terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subseqüente. Em 2010, o fim do Horário de Verão é em 21 de fevereiro.
Sergipe não entra na lista de Estados que adotarão a medida, mas é necessário atenção para os serviços que terão o funcionamento alterado.
Bancos
Como são regidas pelo horário de Brasília, as agências bancárias ficarão abertas das 9h às 15h. Nas Casas Lotéricas, o prazo para a realização de jogos termina uma hora mais cedo. O atendimento nas agências dos Correios não será alterado, mas o envio de correspondências muda: as cartas postadas nas agências a partir das 16h só serão encaminhadas no dia seguinte.
Viagens
A saída e chegada de aeronaves ou ônibus de lugares que adotaram o novo horário ocorrerá uma hora mais cedo. Entretanto, os bilhetes emitidos a partir da mudança apresentam o horário correto.
A programação das emissoras de Rádio e TV também sofrerão mudanças.
Portal Infonet 17/10/09
O Globo - 16/10/09
O horário de verão começa amanhã à meia-noite, quando os relógios devem ser adiantados em uma hora. A medida, que visa à economia de energia elétrica, termina só à meia-noite do dia 20 de fevereiro. Além de São Paulo, a mudança acontece no Distrito Federal e em nove Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
À meia-noite de amanhã, a circulação de trens continuará normal na capital paulista tanto na Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) quanto na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Os relógios das duas empresas serão alterados após o encerramento do expediente, às 2 horas do novo horário - ou seja, o embarque será permitido até as 2 horas do horário de verão.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o consumo de energia aumenta no período de vigência da medida, por causa do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Conforme o ministério, o horário deve proporcionar uma redução de 4,4% no consumo de energia nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste do País. Com esse volume, é possível abastecer uma cidade com 5 milhões de habitantes durante a vigência da medida.
Em todo o País, o governo federal estima que a economia de energia chegará a 5% nos horários de pico de consumo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Da Agência Estado apud G1
FLASH: O GLOBO