...No Senado, dos 13 senadores, apenas uma, Maria do Carmo Alves (SE), se negou a votar...
DEM aposta que Serra tem mais chance que Aécio
Enquete com senadores e deputados do partido revela, porém, que mineiro é o preferido do coração dos aliados
Principal parceiro dos tucanos na briga pela tentativa de voltar ao poder no ano que vem, deputados e senadores do DEM revelaram que, se fossem decidir com o coração, o candidato do PSDB preferido pela maioria deles seria o governador Aécio Neves (MG). Como a decisão deve se dar pela razão, dizem que o cabeça de chapa deverá ser o governador José Serra (SP), apontado como o que tem mais chances de vencer o nome do governo. Esse é o resultado de uma pesquisa feita pelo GLOBO com a quase totalidade dos senadores e deputados do DEM. O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 16 de outubro.
A pesquisa apontou que, dos 48 deputados e 12 senadores ouvidos, a maior parte (33) é contra o apoio do DEM a uma chapa puro-sangue do PSDB, enquanto 27 consideraram que dessa forma a oposição teria mais chance de vitória. A chapa puro-sangue foi aprovada pelos senadores, mas rejeitada pelos deputados. O nome mais citado pelos parlamentares para compor uma chapa com os tucanos é o do líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN).
dos 56 deputados da bancada, 48 responderam o questionário. No Senado, dos 13 senadores, apenas uma, Maria do Carmo Alves (SE), se negou a votar.
Na Câmara, 31 dos 48 deputados ouvidos disseram acreditar que Serra é o nome que disputará a eleição presidencial de 2010, e 17 apostaram em Aécio. No Senado, os números são maciçamente favoráveis a Serra, e a aposta de que ele será o candidato foi cravada por 11 senadores, com apenas um voto para Aécio.
O resultado da enquete aponta alguns conflitos de interesses, evidenciando que os parlamentares do DEM, além de divididos, estão inseguros com o futuro da oposição em 2010.
“Gosto do Aécio, mas o Serra tem mais chance”
Quando perguntados sobre qual dos dois governadores tucanos preferiam ter como presidenciável em 2010, o mineiro ganha tanto na Câmara quanto no Senado. Aécio é o preferido de 27 deputados e seis senadores, contra 17 e cinco para Serra, respectivamente.
Serra volta a ter vantagem sobre seu colega de Minas quando a pergunta é sobre qual dos dois nomes do PSDB tem mais chances de vencer em 2010: 26 deputados e nove senadores responderam Serra, contra 19 deputados e três senadores que indicaram Aécio.
— Gosto muito do Aécio, mas o Serra tem mais chance. É um grande gestor — disse a senadora Kátia Abreu (TO).
— Gosto muito do Aécio, mas a candidatura Serra tem uma presença mais forte nacionalmente.
Isso o coloca numa posição mais privilegiada do que a de Aécio — justificou o senador Marco Maciel (PE).
A preferência por Aécio Neves foi explicitada pela maioria dos democratas, principalmente na Câmara, onde ele já foi presidente.
Apontaram seu carisma e simpatia como importantes na briga com o candidato do PT, principalmente se for confirmado o nome da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.
— O Aécio é a novidade. Ele pode servir como contraponto ao humor da Dilma. Isso fará diferença.
Aécio levaria os votos de Minas e do Rio, além de não ter dificuldade para entrar em São Paulo. A candidatura dele daria um nó no PT — defendeu o deputado Rogério Lisboa (DEM-RJ).
— A grande vantagem do Aécio é que ele tem o poder de aglutinar e trazer outros partidos, inclusive legendas que hoje estão na base de apoio ao governo Lula — justificou o deputado Vitor Penido (DEM-MG).
Outro mineiro, Jairo Ataíde, reforça: — Ele (Aécio) é uma referência com administrador, político e está pronto para fazer uma administração pós-Lula. É carismático. O próprio presidente Lula já disse que não gostaria de tê-lo como adversário.
A divisão maior no DEM é sobre a possibilidade de uma chapa exclusiva formada por tucanos: 19 deputados e oito senadores aprovaram a chapa puro-sangue; mas a maioria, 29 deputados e quatro senadores, não concorda com a possibilidade de o DEM ficar fora da chapa presidencial.
Parlamentares como José Carlos Aleluia (BA), um dos nomes citados pelos colegas para ser o vice, é enfático: — O DEM não deve abrir mão da chapa com o PSDB. Até porque é o principal parceiro.
Muitos democratas avaliam que neste momento o mais importante é vencer as eleições, e que a chapa puro-sangue tem força.
— O Serra e o Aécio juntos são imbatíveis, com a união dos dois maiores colégios eleitorais, Minas e São Paulo. O DEM discute isso com naturalidade, porque o DEM tem minguado ao extremo com sua exposição fora do governo.
Sua gênese é governista — pondera o deputado Alceni Guerra (PR).
— Sou mineiro, assim, entre Serra e Aécio, fico com Aécio. Mas uma composição entre os dois significaria levar previamente dois terços dos votos de Minas e de São Paulo, uma base muito sólida para começar uma campanha — emenda o senador Eliseu Resende (MG).
Adriana Vasconcelos, Cristiane Jungblut, Gerson Camarotti e Maria Lima
BRASÍLIA
O Globo