SÃO PAULO - A Polícia Civil realiza nesta terça-feira em 12 estados uma megaoperação, batizada Novelo, contra uma quadrilha acusada de promover jogos pela internet. São cumpridos 358 mandados de busca e apreensão e 39 mandados de prisão contra integrantes do bando em Alagoas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
A operação é comandada pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior 7 (Deinter-7), com sede em Sorocaba, a 97 km de São Paulo. Os mandados, a maioria cumprida no estado de São Paulo, foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Sorocaba. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, as investigações duraram cerca de um ano. O esquema envolvia apostas feitas em lan houses e residências.
Segundo a polícia, a quadrilha é liderada por ex-donos de bingos e caça-níqueis e teria movimentado cerca de R$ 60 milhões. Eles criavam sites nos Estados Unidos e manipulavam os resultados dos jogos para que os clientes perdessem dinheiro.
De acordo com as investigações, os apostadores, a maioria paulistas e paranaenses, pagavam os jogos com cartões de crédito e boleto bancário.
A administração do jogo era feita em um escritório localizado num prédio na zona leste de São Paulo. No começo desta manhã, policiais invadiram o prédio apontado como a sede do bando.
A polícia já apreendeu carros, computadores, dinheiro e joias dos integrantes da quadrilha.
Fonte: O Globo
|