Na capital, cerca de 45 mil crianças de 0 a 5 anos devem ser vacinadas
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste sábado, dia 19, a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, doença popularmente conhecida como paralisia infantil. Na capital sergipana, a abertura dos trabalhos acontece às 8 horas na Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel de Souza Pereira, no bairro Jabotiana.
A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para todo o país é imunizar 95% das crianças com idade entre 0 e 5 anos incompletos, o que em Aracaju equivale a 45.159 meninos e meninas. As doses estarão disponíveis nas 43 USFs, nos dois shoppings da cidade, em supermercados, escolas da rede municipal e estadual, e também em maternidades públicas e privadas.
Cerca de 700 profissionais da SMS vão atuar durante a mobilização. Além da imunização contra a poliomielite, serão disponibilizadas também as vacinas tetravalente, tríplice virial e contra hepatite B. Para que seja possível verificar que vacinas as crianças precisam tomar, é imprescindível que pais e responsáveis levem o cartão de vacinação.
De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Básica (Reab), Eurides Rosa de Carvalho, a vacina é importante porque a poliomielite é uma doença de infecção viral que em casos mais graves pode levar à paralisia e provocar a morte. Por isso, mesmo quem já tomou a primeira dose da vacina este ano deve receber a gotinha neste sábado.
Contraindicação
As crianças que apresentarem febre alta, vômitos severos e diarréia não devem tomar a vacina. Já as crianças imunodeprimidas, a exemplo de portadoras do HIV, devem tomar um tipo especial do imunizante disponível no Centro de Referência Imunobiológico Especial (Crie) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).
Fonte: AAN
Foto: Nucom/SMS
Transcrito do: Portal Infonet