Pesquisa sobre construtora evita problemas com imóvel
19/9/2009
...A escolha pelo imóvel dos sonhos ainda exige mais. Dezenas de moradores de uma área na zona de expansão de Aracaju compraram os terrenos...
Precaução em negócios é essencial na compra da casa própria. Para não cair em nenhuma armadilha, antes de fechar negócio alguns cuidados são fundamentais.
O advogado Júnior Magalhães decidiu comprar o apartamento dos sonhos em uma área nobre de Maceió. Mas, ao tentar fazer a escritora, descobriu que o imóvel não tinha registro no cartório e a construtora estava irregular junto aos bancos. “Nós compramos, pagamos, mas não somos donos”, afirma.
Além dos documentos, é preciso ler o contrato com atenção, que o dia a dona de casa Jane Tadeu da Silva. A casa de praia em um condomínio de luxo tinha tudo para ser perfeita, mas não era. Todo material seria de primeira, mas, ao ocupar a casa, ela percebeu que até as telhas eram de péssima qualidade. “Tudo que eu tinha eu investi nessa casa, só que se tornou um pesadelo para mim”, conta.
A escolha pelo imóvel dos sonhos ainda exige mais. Dezenas de moradores de uma área na zona de expansão de Aracaju compraram os terrenos, construíram as casas, acreditando que o local teria toda a infraestrutura necessária para a moradia, mas depois da primeira chuva perceberam que o sonho tinha virado pesadelo. A cada chuva, o drama se repete. São inundações por toda parte. A falta de drenagem arrasta as economias de toda uma vida. “Se eu pudesse voltasse atrás, eu voltaria”, reconhece um senhor.
“A prefeitura licencia e tem uma responsabilidade importante. Quem constrói, o loteador, tem uma responsabilidade e uma obrigação instituída por lei, acima de tudo”, afirma a consultora Instituto de Arquitetos do Brasil Vera Ferreira.
Esse tipo de aborrecimento pode ser evitado com alguns cuidados. Na hora de comprar um imóvel, é fundamental fazer uma pesquisa sobre a construtora ou sobre o proprietário na prefeitura, no Procon e no cartório de registros. Uma consulta no site da Justiça Estadual também pode ajudar a verificar se a empresa está com tudo em dia.
“A construtora tem que ser transparente com o consumidor, no sentido de já mostrar a ele o cartório onde está registrado o loteamento, que o órgão municipal aprovou. Essas são informações que levam o consumidor a decidir pela compra. Portanto, são essenciais”, afirma Winston Neil, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB Federal.