Aracaju - Os agentes penitenciários de Sergipe decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima quarta-feira, 23. A decisão foi tomada no final desta manhã, no auditório da OAB/SE, durante assembléia geral da categoria, que alega como principais motivos da paralisação a situação de risco vivida pelos agentes diariamente. O sindicato também decidiu entrar com uma ação contra o Estado junto à Vara de Execuções Criminais.
A ação pede a responsabilidade dos órgãos competentes, diante da insegurança da categoria. Situação evidenciada após a rebelião ocorrida na última terça-feira, 15, no presídio de Nossa Senhora da Glória. Na ocasião, os detentos do Presídio Regional Senador Leite Neto, aproveitaram o momento em que o café da manhã estava sendo servido e fizeram dois agentes de reféns.
De acordo com o presidente do sindicato da categoria, Cláudio Viana, a qualquer momento outras tentativas de fuga ou rebelião podem acontecer, já que as condições de trabalho da categoria beiram a gravidade máxima. “Nossos equipamentos são sucateados, nossa estrutura é deficiente, os detentos ameaçam nossos profissionais a todo o momento e ainda temos que lidar com a insistente negação de negociação do governo”, ressalta Viana.
JornaldaCidade.Net 18/09/09