Corredores lotados e grande procura por publicações e informações ambientais. Este é o cenário do estande do Ibama na 14ª Bienal do Livro Rio 2009, que começou no último dia 10 e termona neste domingo, 20, no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro. O evento registrou mais de 125 mil pessoas no primeiro final de semana que vieram encontrar seus autores preferidos, comprar livros e conhecer as novidades.
O Ibama se faz presente nas bienais há cerca de 10 anos consecutivos, com a divulgação de folders, cartazes, catálogo de publicações da instituição, Lei da Vida - Lei de Crimes Ambientais - para adultos e crianças, o livro Infantil Uçazinho e uma mostra das publicações editadas pelo Centro Nacional de Informação Ambiental. Dentre elas o novo livro sobre orquídea da pesquisadora e analista ambiental Lou Menezes, ‘Laelia Purpurata - A Rainha’. Todas as publicações do Ibama vêm acondicionadas em uma belíssima bolsa ecologicamente correta, confeccionada em tecido chitão estampado.
UÇAZINHO
O lançamento do livro Uçazinho é uma grande vitória para a Superintendência do Ibama em Sergipe. Este é o primeiro título infantil publicado pelo instituto no Estado. Esta também é a primeira vez que a Supes/SE participa de uma Bienal do Livro. A obra é da professora pernambucana Fernanda Regina Figueiredo de Araújo.
Em uma linguagem bastante clara e didática, o livro fala do caranguejo-uça desde o seu nascimento até as ameaças sofridas e ensina, de maneira sensível, a preservar esta espécie e seu habitat - os manguezais. Segundo a autora, Uçazinho é um livro que pode ser adotado na rede escolar de ensino fundamental como parte integrante na educação ambiental por ser voltado para a preservação do meio ambiente.
BIENAL
A Bienal do Livro Rio 2009 espera receber até domingo, dia 20, 600 mil pessoas. Destas, 170 mil são escolares. O evento ocupa três pavilhões do Riocentro em uma área de 55mil metros quadrados. São 950 expositores, cerca de 100 mil diferentes títulos à venda, sendo mil lançamentos. Os organizadores estimam que sejam vendidos 2,5 milhões de livros com faturamento projetado de R$ 44 milhões.
O estande do Ibama está localizado no Pavilhão Verde da Rua N nº 17 e conta com a presença dos técnico da Ascom/Sede, Cnia, Supes/Sergipe e tem o apoio da Superintendência do Ibama no Rio de Janeiro.
Fonte: Cinform
|