SÃO PAULO - Irmã caçula do presidente Luiz Inacio Lula da Silva, a merendeira Ruth Ferreira de Mendes, a Tiana, de 60 anos, está internada desde sexta-feira em um hospital de São Paulo, com suspeita de gripe suína, provocada pelo vírus Influenza H1N1. Ela passou três dias isolada na UTI e tomou o medicamento Tamiflu. Nesta segunda, foi transferida para um quarto. O Instituto Adolfo Lutz ainda não divulgou o resultado dos exames.
A direção do hospital informa que Ruth chegou com um quadro de gastrite medicamentosa e desidratação, em consequência de vômitos constantes. Como também apresentava "desconforto respiratório", suspeitou-se de Gripe A.
Ainda segundo a direção do hospital, apesar de não ter o resultado dos exames, os médicos não descartam a possibilidade de ser gripe comum. O marido dela apresenta o mesmo quadro gripal e está em observação.
- Agora estou me sentindo muito bem. Não tenho mais febre, as dores no corpo passaram e parei de vomitar. O susto foi grande, mas acho que já passou - disse Ruth, que espera ter alta nesta terça, por estar se sentindo melhor.
Os sintomas de Gripe A - febre alta, dores no corpo todo, tosse e falta de ar - surgiram no início da semana passada. Mas há 15 dias Ruth já havia pedido licença no trabalho, uma escola municipal da Zona Leste, para se tratar. Ninguém sabe se há relação, mas no mês passado os dois filhos da coordenadora da escola, que não estudam no estabelecimento, tiveram a doença confirmada. Porém, não transmitiram o vírus a ninguém da família. A escola tem 375 alunos, com idade entre 4 a 6 anos
Ruth afirma que só saberá se teve ou não gripe suína no fim do mês, quando o resultado do exame ficar pronto, e não tem idéia se contraiu o vírus na escola onde trabalha, já que a coordenadora não teve gripe.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, desde a segunda quinzena de junho estão sendo repassadas às escolas informações da Coordenação de Vigilância Sanitária sobre as formas de evitar o contágio do vírus H1N1. Além disso, os alunos receberam cartilhas com medidas para prevenir a gripe.
Agente escolar concursada da Prefeitura, Ruth mora na Zona Leste. Ela e a família evitam falar que são parentes do presidente Lula. O apelido Tiana surgiu porque a mãe, dona Lindu, queria que a filha se chamasse Sebastiana. A escrevente do cartório achou o nome feio e mudou. Por ser analfabeta, ela nem percebeu.
Até esta segunda, Lula não sabia que a irmã caçula havia passado três dias na UTI com suspeita de gripe suína. Segundo fontes do Palácio do Planalto, ele só deverá ser informado hoje, quando retornar de viagem a Roraima.
Além de Ruth, Lula tem outros cinco irmãos: Frei Chico, Vavá, Jaime, Marinete e Maria. Todos, porém, procuram evitar divulgar o parentesco, porque acham que ele mais atrapalha do que ajuda. A filha de Ruth, por exemplo, chegou a perder o emprego quando o tio foi eleito. Frei Chico, ex-militante do PCB, é o único que gosta de política e incentivou o irmão.
Segundo o Ministério da Saúde, os casos de suspeita de gripe suína começaram a cair em agosto. A Secretaria Municipal da Saúde informa que as 94 AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) não atenderão mais aos domingos (volta a ser o horário de segunda a sábado, das 7h às 19h).
Cristina Christiano, Diário de S.Paulo
Fonte: O Globo
|