Campanha 'Jogue Limpo com seu Amigo' foi aberta na manhã desta segunda-feira, 14 no Teatro Tobias Barreto
Com o slogan ‘Jogue limpo com seu amigo', a Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pênis chega a Aracaju encabeçada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Um seminário dirigido a cerca de 150 pessoas ocorrido na segunda-feira, 14, marcou a abertura das atividades de intensificação em prol da saúde do homem.
Para o secretário Municipal de Saúde, Marcos Ramos, essa é uma forma de atração do público masculino para os serviços de saúde. "Historicamente, tem-se percebido que as mulheres acessam muito mais esses benefícios que os homens. E isso aumenta a nossa responsabilidade de incluí-los cada vez mais no sistema, contribuindo também para o aumento da expectativa de vida do gênero", comenta.
Durante o evento foram distribuídos folderes explicativos sobre o câncer de pênis, com as principais informações a respeito da doença. Também foi lançado o Cartão do Homem, onde o cidadão pode realizar o controle de preservativos, verificação de fatores de risco e agendamento de consultas.
Seguindo o próprio caráter de campanha, as ações terão continuidade nos equipamentos de saúde e também na sociedade como um todo. "Os profissionais das Unidades de Saúde da Família já estão envolvidos com a temática. Também faremos visitas a escolas e outras organizações da sociedade civil, divulgando as orientações e ampliando nossa atuação", afirma a coordenadora da Rede de Atenção Básica de Aracaju, Eurides Carvalho.
Câncer de pênis
Não lavar o pênis diariamente pode causar muitas doenças. Entre a cabeça do órgão e o prepúcio é produzida uma espécie de gordura, que deve ser limpa todos os dias para não causar mau cheiro e aparecimento de infecções.
O câncer de pênis é uma das doenças suscetíveis nesse contexto. A falta de higiene pode levar ao aparecimento de tumor maligno, muito agressivo e que muitas vezes para ser tratado é necessário cortar parte ou o órgão sexual por inteiro.
"Os homens devem ter em mente que esse quadro pode ser evitado facilmente. A simples ação de lavar o pênis e a sua cabeça com água e sabão, todos os dias, é a principal medida preventiva. A fimose pode impedir essa correta higienização. Nesse caso, deverá ser feita a intervenção cirúrgica, também disponível aqui em Aracaju", diz o presidente da SBU, José Carlos de Almeida.
Fonte: AAN
|