“Esse contrato é importante não só pela construção do presídio, mas porque será possível selecionar o preso de 18 a 24 anos, e assim possibilitar uma politica direcionada para um melhor cumprimento da pena”. Essa ênfase foi citada pelo secretário da Justiça e da Cidadania, Benedito Figueiredo, que na manhã da última quarta-feira, dia 9, durante assinatura do repasse de verbas com o superintendente da Caixa Econômica Federal – CEF -, Luciano Pimentel, para a construção do Presídio para Jovens Adultos em Sergipe.
Os recursos fazem parte do programa do Programa Nacional de Segurança com Cidadania – Pronasci -, do Ministério da Justiça, e ao todo, serão destinados mais de R$ 15 milhões na construção desta unidade prisional, que terá capacidade para abrigar 421 presos.
Como será voltado para um grupo específico de detentos, a Secretaria de Justiça e Cidadania – Sejuc -, pretende adotar uma política que atenda justamente a esses presos mais jovens. “A nossa ideia é dar um tratamento diferenciado a essa faixa etária”, disse a assessora de planejamento da Sejuc, Tereza Carvalho.
Para o diretor do Departamento do Sistema Penitenciário – Desipe -, Manuel Lúcio Neto, esse tipo de presídio pode ser um novo caminho em termos de ressocialização e recuperação. “Temos uma preocupação maior com eles porque, por serem mais novos, são mais inconsequentes. Os mais velhos têm família, filhos, então, normalmente, pensam duas vezes antes de fazer qualquer coisa ilegal enquanto cumprem pena”, argumentou.
O projeto para esse tipo de presídio foi tratado pela Sejuc diretamente com o Ministério da Justiça, que encaminhou a documentação para a Caixa Econômica Federal, em Sergipe. Após a assinatura e finalização da parte documental, a Caixa irá expedir o documento que autoriza a Secretaria a fazer licitação e, posteriormente, a contratação para início da obra. “Me sinto feliz em estar participando desse convênio com o Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, de forma que faremos o que estiver ao nosso alcance para que seja facilitado esse processo e o andamento desse convênio com a Sejuc”, observou Pimentel.
Junto a equipe de profissionais da Sejuc, Benedito destacou a importância de cada um deles para as conquistas que vem sendo alcançadas em sua gestão e ressaltou a relevância para a construção da nova unidade. “Vou colocar na placa o nome dos servidores que estão se empenhando nesta obra, acho justo com todos os que colaboraram com o projeto”, salientou o secretário.
Vale ressaltar que, a partir das análises e investigações da CPI da Carceragem, no final de 2007, o sistema penitenciário sergipano foi considerado o terceiro melhor do Brasil. Entretanto, Benedito Figueiredo espera chegar ao topo. “Eu me empenho e conto com o Governo do Estado para tornar o nosso sistema o mais completo e estruturado do país”, observou o secretário.
Além da participação do secretário Benedito Figueiredo e do superintendente da Caixa, Luciano Pimentel, a solenidade de assinatura do repasse de verbas contou com a presença do gerente regional de governo da Caixa, Marco Antônio Queiroz, do gerente regional de desenvolvimento urbano do banco, Gustavo Lima, do secretário adjunto da Justiça e da Cidadania, Elder Vieira, do diretor do Desipe, Manuel Lúcio Neto, da assessora de planejamento, Tereza Carvalho, do diretor administrativo e financeiro da Sejuc, Sildeno Dantas e da assessora jurídica do gabinete do secretário, Ana Célia Gomes da Silva.
Com informações da Ascom Sejuc
Fonte: Cinform
|