O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário – Seagri - e da Companhia de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe – Cohidro -, em parceria com o Sebrae, lança nesta sexta-feira, 11 , o projeto ‘Balde Cheio’ no perímetro irrigado Jabiberi, município de Tobias Barreto, região Sul do Estado.
O programa tem como foco principal a transferência de novas tecnologias na produção de leite para os pequenos proprietários rurais, ensinando-os a gerenciar melhor seu negócio e aumentando a oferta de lucratividade em seus lotes. A produção leiteira é a principal vocação do perímetro irrigado e é realizada por cerca de 60 pequenos criadores.
O diretor de Desenvolvimento Agropecuário e de Irrigação da Cohidro, João Quintiliano da Fonseca, explica que a ideia de trazer o projeto para Tobias Barreto surgiu após a informação de que a Embrapa Sudeste desenvolvia um projeto vitorioso no Brasil que ajuda pequenos produtores rurais como os de Sergipe, que trabalham com apenas um hectare e meio de terra, a desenvolver novas tecnologias e aprender a trabalhar dentro do seu espaço. “A partir de agora, vamos trazer essa novidade para Sergipe, podendo inclusive, transformar o estado numa referência em produção de leite”, afirma João Fonseca, que já participou de algumas capacitações para dominar a nova técnica.
De acordo com ele, a Cohidro também aturará no sentido de melhorar toda a cadeia produtiva do leite, dando incentivos a duas pequenas empresas de laticínios que ainda trabalham de forma incipiente e hoje são responsáveis por adquirem toda a produção do perímetro.
A metodologia do “Balde Cheio” será apresentada na sexta-feira pelo pesquisador da Embrapa, Artur Chinelato, autor da metodologia. O trabalho inicial irá identificar os rebanhos, a produção leiteira, o potencial produtivo, análises, grau de conhecimento dos produtores, condições climáticas e outros pontos importantes para a aplicação da metodologia.
A palestra vai acontecer na sede da Associação dos Produtores do Povoado Agrovila, no próprio perímetro irrigado, às 9h, logo depois da assinatura do termo de cooperação. Todo o trabalho será acompanhado por técnicos do Sebrae e do Governo do Estado para que o cronograma seja executado conforme o previsto.
Fonte: Cinform
|