O que para muitos são apenas rabiscos coloridos, na verdade podem ser sinais a serem analisados pelos pais
Se para o adulto trabalhar, comer, se vestir... enfim, é algo comum, para as crianças, colorir e desenhar é também tão corriqueiro quanto chorar, brincar, sorrir e dormir. Porém, esse ato simples e por vezes educativo deve ser observado com mais atenção pelos pais, professores ou responsáveis por essa criança. Mais que rabiscos sem nenhuma informação legível ou até mesmo formas aleatórias coloridas ou não, estes desenhos muito dizem a respeito da forma de ver o mundo desse pequeno.
Desenhar ou pintar incentiva a criança e em muito auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, distinguir cores... Esse é tema é tão essencial e importante, que um grupo de psicólogos estudam com mais afinco os desenhos das crianças, assim, entendendo melhor cada uma delas. A Psicologia Forense, por exemplo, é grande aliada desses profissionais que analisam as formas e cores utilizadas pelas crianças. Entenda melhor através dos tópicos:
Expressão pessoal - é fácil entender que muitas vezes por dificuldades em articular as palavras ou até mesmo o uso correto da escrita, crianças preferem se comunicar através dos desenhos e uso de cores. Inúmeros estudos já comprovaram que esses desenhos exprimem exatamente o que as pessoas estão sentindo. Exemplos bem práticos e claros, é quando uma criança sempre desenha faca, caveira, revolver ou qualquer outro objeto diferenciado da rotina dos pequenos, quer dizer que essa criança está com problemas, que ela está pedindo ajuda, ou seja, está perturbada. Já uma criança que desenha sol, estrelas, coração, bichinhos, ou seja, figuras alegres, mostra que está contente, feliz, ou seja, que possivelmente está tudo bem na sua vida. Faça esse exercício com seu filho, preste mais atenção no que ele está tentando expressar em seus desenhos.
Identificar as cores – fazer com que a criança reconheça as cores, através dos lápis coloridos, giz de cera, massa de modelar... é algo muito importante, pois através desse aprendizado, que geralmente ocorre cedo, essa criança vai pintar com a consciência do que cada cor representa para ela, assim, facilitando a análise das suas pinturas. Posteriormente, já mais entendidas das cores, elas passam a fazer misturas e descobrir mais cores, com uso das tintas secundárias e primárias.
Como forma de terapia - atividade já utilizada por hospitais, clínicas de repouso, centros de aprendizado, instituições de ensino e oficinas de diversas atuações, colorir é uma atividade relaxante e terapêutica. É uma forma de descarregar as tensões, emoções, frustrações e por vezes o próprio sentir no momento da pintura. Por exemplo, em uma dada situação a criança desenha e pinta uma árvore toda de preto, concluí-se que a mesma está zangada. Já uma criança que gosta de colorir com primor, sem sair dos contornos da figura, é alguém organizado, que prefere fazer as coisas à sua maneira.
Adquirir controle e coordenação - fazer com que a criança desde tenra idade, claro obedecendo o momento certo, segure um giz de cera por exemplo, é meio caminho andado para que essa criança se torne alguém com controle e coordenação ao segurar objetos. Com certeza, mais tarde, irá controlar melhor um lápis mais fino, pincel, marcadores, canetas. Isso ajuda em muito para que possa futuramente segurar o lápis para começar a escrever, facilitando seu aprendizado e sua comunicação.
Coordenar para pintar – das sessões de colorir, pintar e desenhar as crianças adquirem coordenação entre olho e mãozinha. Desde o simples ato de segurar o lápis, apontá-lo e depois distinguir as cores que devem ser utilizadas necessitam de uma boa coordenação entre o olhar e as mãos.
Dever realizado – missão cumprida, dever terminado... esse é o sentimento de uma criança que conseguiu colorir seu desenho por completo, dentro dos contornos, assim como exige uma coordenação olho e mão. Essa criança já consegue segurar bem o lápis, portanto, irá desenvolver-se mais facilmente no momento do aprendizado das letras. Mais que isso, passa o sentimento de confiança em si próprio, da certeza que consegue fazer bem, passando assim a sentir-se orgulhoso de si mesmo e certo que vai receber elogios e os parabéns daquelas pessoas que são importantes para ela.
Comece a perceber mais nos desenhos e pinturas que sua criança está fazendo, ela pode está querendo dizer algo da vida dela para você. Perceba melhor no seu filho enquanto é tempo de contornar as mais diversas situações. Faça da sua criança alguém confiante e seguro, afinal, isso será primordial para o bom desenvolvimento dele ao longo da vida.
Dados: colorir desenhos
Fonte: Portal LigSe
|