Faturamento da companhia sobe 10% para US$ 18,7 bilhões no ano fiscal 2008, mas companhia enfrenta queda abrupta no Japão.
A Nintendo atingiu recorde de vendas e lucros no ano fiscal terminado em março alimentada pelo sucesso dos consoles Wii e DS mesmo com a recessão financeira, afirmou a companhia nesta quinta-feira (07/05).
O faturamento da fabricante japonesa de games atingiu 18,7 bilhões de dólares, aumento de 10%, enquanto o lucro chegou a 2,8 bilhões de dólares, crescimento de 8,5% em relação ao ano fiscal terminado em março de 2008.
As vendas do Wii foram fortes, com aumento de 57% no volume de unidades comercializada na América e 69% de crescimento em outros mercados, o que fez com que o console terminasse o ano fiscal com 25,95 milhões de unidades vendidas.
Para o ano fiscal terminado em março de 2010, a Nintendo espera que sejam vendidos 26 milhões de consoles.
As vendas do DS atingiram 31,2 milhões de unidades em todo o mundo, aumento de 3% em relação ao ano anterior. Para 2010, a Nintendo espera que 30 milhões de consoles sejam comercializados.
Os resultados finais foram melhores que as estimativas revisadas pela companhia em janeiro, mas dentro dos números é possível notar uma queda considerável no mercado japonês.
No Japão, as vendas do Wii caíram quase pela metade em relação ao ano fiscal anterior, para 2 milhões de unidades comercializadas, enquanto o console portátil DS teve queda de 37% nas vendas, atingindo 4 milhões de unidades.
A venda de jogos também caíram - 13% para títulos do Wii e 20% para games do DS.
Tudo isso levou a uma queda de 30% no volume de vendas da Nintendo no mercado local, na comparação com 2008.
Martyn Williams, editor do IDG News Service, do Japão