Caderno Informática
RIO - O mercado de buscas na internet segue agitado nesta semana, com anúncios por parte de alguns dos principais competidores. Diante da liderança do Google, que abocanhou 64% das pesquisas feitas nos EUA em abril , a concorrência resolveu se mexer. Com isso, a mudança no modelo de buscas na internet - saem os resultados com links, entram informações estruturadas - ganhou mais um defensor de peso nesta terça-feira. O Yahoo apresentou suas ideias em uma conferência, argumentando que é preciso compreender a "intenção" do internauta quando ele faz uma busca e não simplesmente entregar uma coleção de links ligados ao termo buscado. Além disso, a Microsoft deve apresentar uma nova ferramenta de buscas na próxima semana.
O Wolfram Alpha , nova ferramenta de busca lançada neste fim de semana, traz uma abordagem semelhante a sugerida pelo Yahoo. O Google também já vem caminhando nessa direção desde 2007, quando começou a fornecer conteúdos diferentes em seus resultados de busca, como pequenos resumos de biografias, vídeos do YouTube, etc.
"
Nós queremos passar a adivinhar a intenção do internauta
"
O chefe do Yahoo Labs, Prabhakar Raghavan, voltou a defender a visão da web como um conjunto de "objetos" e não de "documentos". Segundo a CNet News, um exemplo dessa visão são os esforços do projeto SearchMonkey, que "almeja convencer os desenvolvedores web a utilizar etiquetas (tags) descritivas nas páginas, para facilitar a compreensão do conteúdo por parte dos mecanismos de busca".
- Está na hora de acabar com os 10 links azuis. Nós queremos deixar de lado a recuperação de documentos como centro da busca e passar a adivinhar a intenção do usuário - disse Raghavan.
Microsoft deve lançar novo buscador na próxima semana
O Yahoo demonstrou alguns de seus projetos em estudo. Entre eles, uma busca que informa análises críticas em buscas por restaurantes. Para os engenheiros da empresa, se a pessoa procura por um restaurante está expressando uma intenção de ir a esse lugar, e o Yahoo deve compreender essa intenção.
A Microsoft deve lançar publicamente uma nova versão de ferramenta de busca na Internet na próxima semana, segundo fontes do Wall Street Journal. A nova versão do serviço está sendo testada internamente sob o nome de Kumo.com.
A Microsoft contratou a JWT, uma unidade da WPP, para desenvolver uma campanha publicitária para o produto, acrescentou o jornal. O dispositivo de busca deve ser lançado na conferência "D: All Things Digital".
O Globo, com agências internacionais