Caderno Informática
RIO - O curto e impopular reinado do Vista termina no dia 22 de outubro, quando chegarão às lojas as primeiras cópias do Windows 7, o novo sistema operacional da Microsoft. Um programa batizado de "Windows Upgrade Option" dará descontos e atualizações grátis na aquisição do Windows 7 para consumidores que comprarem máquinas equipadas com o Vista nesse meses anteriores ao lançamento do novo sistema operacional.
O processo de troca vai depender do fabricante do computador em que a máquina vier pré-instalada. As versões do Vista elegíveis para a troca serão a Home Premium, Business e Ultimate. O Windows 7 será lançado em cinco versões: Starter, Basic, Home Premium, Professional e Ultimate.
O prazo inicial do lançamento do novo sistema era o início do ano que vem, mas a Microsoft confirmou no mês passado que o produto chegaria às prateleiras a tempo da principal época de compras do ano.
A gigante de software afirmou que irá enviar o código do Windows 7 para fabricantes de PCs para que seja instalado nas novas máquinas por volta do final de julho. Em 22 de outubro, consumidores poderão comprar computadores novos com o Windows 7 já instalado, ou adquirir o software separadamente para instalá-lo em seus PCs antigos.
Os preços do sistema operacional serão informados pouco antes do lançamento. Atualmente o Vista pode ser encontrado por preços entre R$ 299 (Home Basic) R$ 799 (Ultimate). Mas Ricardo Wagner, gerente de Windows da Microsoft Brasil, lembra que esse custo cai muito quando o usuário opta pela compra de uma máquina com o software pré-instalado ao invés de adquirir apenas o programa.
Uma versão quase final do Windows 7, chamada de "Release Candidate", foi colocada à disposição do público para testas abertos no mês passado. O sistema tem sido elogiado tanto por sua velocidade quanto pela facilidade de uso e rapidez com que novos dispositivos são reconhecidos e instalados. O SO pode ser baixado neste link , que traz também todos os detalhes sobre a instalação.
Quem está testando o Windows 7 RC poderá continuar usando o produto até o dia 1º de junho. A Microsoft está estudando uma forma de disponibilizar o upgrade do sistema para quem quiser comprar a versão final.
Para instalar o Windows 7 é preciso ter uma máquina com os seguintes requisitos mínimos:
- Processador de 1 GHz 32-bit (x86) ou 64-bit (x64)
- 1 GB RAM (32-bit) / 2 GB RAM (64-bit)
- 16 GB de espaço disponível em disco (32-bit) / 20 GB (64-bit)
- Processador gráfico com DirectX 9
Fonte: O Globo