Na última sexta-feira, dia 4 de setembro, parte da sociedade sergipana foi tomada de assalto com uma informação curiosa: a PDG Realty estaria perto de fechar a compra da Norcon. Era este, aliás, o título da matéria publicada na versão impressa do Valor Econômico, importante veículo de circulação nacional, com base em São Paulo.
Nela, a afirmação que ganha maior destaque é a de que a Norcon, empresa com 51 anos no mercado de Sergipe, está em dificuldade financeira por conta de endividamento e que, diante disto, estaria à procura de um sócio para capitalizar-se – isto há cerca de seis meses. Mais: de acordo com a matéria, os possíveis interessados seriam MRV e Cyrela. A PDG Realty, mais rápida, teria chegado primeiro. No entanto, como está em quiet period – período de silêncio –, praxe em companhias de capital aberto, não comentou o assunto.
Mas Tarcísio Teixeira, presidente do Conselho de Administração da Norcon, nega o colapso financeiro, renega a venda da Norcon, mas admite os contatos feitos com várias empresas. “O que acontece é um movimento natural no mercado quando uma empresa atinge a maturidade e a nossa dimensão. Buscar parceiros é salutar e importante até para avaliarmos melhor o mercado onde estamos inseridos”, argumenta o alto executivo. Por isso, ele considera que a maneira como o assunto foi abordado no texto jornalístico não passa de especulação.
A matéria, no entanto, continua dando ênfase a cifras que refletiriam o grau de endividamento: “(...) a companhia contraiu dívidas com bancos para comprar terrenos e exibir um potencial Valor Geral de Vendas – VGV – aos investidores. Tem empréstimos e financiamentos de curto prazo que somam R$ 180 milhões para caixa de R$ 4 milhões. A empresa tem um patrimônio líquido de R$ 100 milhões. No primeiro semestre, a receita líquida totalizou R$ 86,7 milhões e a companhia teve prejuízo de R$ 10 milhões”.
Tarcísio, por sua vez, descarta tudo isso e é categórico: “Nossa saúde financeira está igual à da maioria do nosso setor, que sofreu as consequências da crise mundial, mas com uma recuperação rápida, graças à nossa capacidade de adequação dos projetos, visando a atender às demandas do ‘Minha Casa, Minha Vida’”.
Para embasar tal declaração, o empresário afirma que a Norcon vai fechar 2009 com excelente resultado. Prova disso, segundo ele, é que até agosto a incorporadora que tem atuações em outras praças – Maceió (AL), Salvador e Feira de Santana (BA) e Recife (PE) – apresentou um acréscimo de 20% no volume de vendas em comparação ao mesmo período de 2008 – algo em torno de R$ 260 milhões.
Fonte: Cinform
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