Informação dos órgãos estaduais é de que, até agora, não houve interesse do Ministério da Pesca e Agricultura em realizar parceria
Teve início nesta terça-feira, 1º de setembro, a Semana do Peixe 2009, um projeto do Ministério da Pesca e Agricultura para incentivar o consumo de pescados no Brasil. Sergipe será um dos poucos estados que não terão programação especial, pois, segundo a Secretaria de Agricultura e a Cohidro, o ministério não procurou parceria até o momento.
A campanha levará informações à população sobre os benefícios do consumo de peixes através de ferramentas de comunicação como os dois milhões de folderes explicativos e as centenas de cartazes a serem pregados em bares e restaurantes que serão distribuídos pelo país.
A carne do pescado é recomendada por nutricionistas em todos os tipos de dieta por ser um alimento com baixo teor de gordura e rico em cálcio, fósforo, iodo, cobalto, ômega 3 e vitaminas A, D e B. Com tantos nutrientes, o peixe é uma ótima pedida para manter uma boa memória, controlar a ansiedade, o colesterol e combater várias doenças.
Além de informar os cidadãos sobre os benefícios do consumo do peixe, a campanha do governo vai levará orientações sobre como identificar um pescado de qualidade, como preparar o alimento adequadamente e receitas dos diversos pratos nos quais pode ser ingrediente principal.
Segundo dados da Secretaria Especial de Agricultura e Pesca, o consumo de peixe no Brasil ainda está abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O brasileiro consome 6,8 quilos por ano, enquanto a OMS recomenda como ideal o consumo anual de 12 quilos por pessoa. A média mundial gira em torno de 16 quilos por pessoa ao ano.
Por Glauco Vinícius, com informações da Agência Brasil
Fonte: Infonet
|