Nos dias 29 e 30 de agosto aconteceu na cidade de Umbaúba o XXIII CONGRESSO da USES (União Sergipana dos Estudantes Secundaristas) onde segundo a organização participaram cerca de 1200 estudantes de todas as regiões do estado.
O congresso teve sua abertura no dia 29 com a presença do Prefeito da cidade o Professor Anderson Farias, do Secretario de Estado da Educação Jose Fernandes de Lima, do diretor da UBES o estudante Marcos Paulo entre outras autoridades políticas e juvenis, onde todos explanaram a importância do Movimento Estudantil, na história do país e nos dias atuais nas lutas diárias pela valorização da educação publica.
No dia 30 aconteceram os debates acerca da educação pública, política pública de juventude e conjuntura política em seguida aconteceu à eleição com a inscrição de apenas uma chapa “USES PARA TODOS”, tendo como presidente o estudante Aby Custódio. Para Aby Custódio esse foi um dos mais importantes congressos da história da USES onde nessa gestão a entidade completará 60 anos e a entidade se democratiza para a participação das diversas organizações juvenis. “Construímos um congresso não pensando em quantidade, mais sim em qualidade, estudantes realmente dispostos a discutir a educação pública em nosso estado. Lutaremos nessa gestão de forma diária para a criação de uma universidade estadual, sendo Sergipe o único estado a não possuir, pelo cumprimento da lei estadual da meia entrada para estudantes, pelo passe livre estudantil entre diversas outras bandeiras que a entidade terá que levantar nos próximos 2 anos.
Fonte: Gledson Oliveira