O vereador Dr. Gonzaga usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quinta-feira, 27/8, para defender a instalação de postos médicos em shoppings centers da capital, lembrando que a existência de um posto médico em locais desse tipo é muito importante para o atendimento rápido em caso de uma emergência.
"Não só o posto médico como também uma equipe treinada para atender as situações de emergência, como no caso que aconteceu esta semana no Shopping Jardins", explicou o parlamentar.
Dr. Gonzaga também mencionou uma lei de sua autoria, aprovada em 2005, que obriga estabelecimentos comerciais onde há grande circulação de pessoas a ter pessoal treinado em suporte básico de vida, e possuir, no mínimo, um desfibrilador automático externo e mantê-lo disponível para uso das pessoas que por ali transitam.
"Tomamos como exemplo o caso da senhora que sofreu um engasgo no Shopping. Se naquele momento tivesse ali uma pessoa treinada para fazer a desobstrução das vias aéreas e a ressuscitação com o desfibrilador, estaríamos salvando uma vida", .
Os casos de parada cardiorrespiratória são responsáveis por 90% das mortes súbitas e, com o aparelho, é possível desfibrilar a vítima no local da emergência, o que contribui muito para aumentar as chances de sobrevivência desse paciente.
"Infelizmente, a lei que está em vigor há mais de quatro anos, não é cumprida pela maioria desses estabelecimentos", lamentou Dr. Gonzaga.
Escrito por Assessoria Parlamentar
Foto: César de Oliveira