SÃO PAULO – O canal Esporte Interativo (EI) inaugura hoje (19), a transmissão de 24 horas de conteúdo para celulares e para web em sinal aberto.
Sem restrição, a programação nas novas plataformas é a mesma que já passa pelo canal aberto via parabólica para 21 milhões de televisores. O espectador não pagará para assistir ao vivo o canal esportivo, que veicula, entre outros torneios, a Liga dos Campeões e campeonatos nacionais da Europa, como o inglês e o alemão.
Por celular, porém, o consumidor precisa da assinatura de um pacote de dados da TIM ou da Oi para assistir a TV em seu aparelho. O alcance do serviço em território nacional depende da oferta do 3G das duas operadoras. Pela TIM, também há a possibilidade de comprar conteúdo sob demanda para armazenar no celular: melhores lances, gols e outros vídeos.
O editor executivo do Esporte Interativo, Sergio Lopes, diz que a transmissão pela web ganhará melhor estrutura até o fim do mês. No primeiro “clássico” que tentaram transmitir pela internet, diz Lopes, o servidor não suportou tantos acessos e caiu. Agora, apesar de já aguentar as visitações de jogos dito tranquilos, a intenção é sustentar um maior número de acessos para manter um público fiel.
Lopes diz que a decisão do EI em exibir partidas ao vivo pela web também tem a ver com mudar os conceitos de interação com o público, utilizando redes sociais, como Facebook e Twitter, por exemplo.
A veiculação gratuita de partidas desportivas em múltiplas mídias faz parte da tática da empresa em atrair mais anunciantes, segundo o editor executivo.
Guilherme Pavarin, de INFO Online
|