A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, no final da tarde da quarta-feira, no quilômetro 23 da BR-101, no município de Malhada dos Bois, a 82 quilômetros de Aracaju, cerca de 2,2 mil litros de leite e derivados, além de 192 quilos de manteiga e queijo transportados de forma irregular.
Somente este ano, essa é a quinta apreensão de grande porte feita pela PRF nas estradas federais que cortam o Estado. Todo produto será destruído pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), pois, se consumido, poderá causar danos à saúde das pessoas, desde uma infecção intestinal até meningite.
A diretora de defesa animal e vegetal da Emdagro, Salete Dezem, disse que a penalidade para o transporte de produtos perecíveis sem o devido acondicionamento é a destruição, sem o ressarcimento da empresa. Os produtos apreendidos pela PRF seriam levados, segundo o motorista do caminhão, Ariosvaldo dos Reis, 62, para o município de Barra dos Coqueiros onde seriam comercializados. Salete afirmou que a indústria foi punida pelo transporte irregular, mas afirmou que os produtos são de excelente qualidade. “A indústria fica na região de Propriá e ela conhece a lei. Sabe que só pode mandar os produtos em caminhões refrigerados. Por isso foi punida”.
“Sempre apreendemos leite e derivados transportados de forma irregular na região da bacia leiteira do Estado”, disse Flávio Vasconcelos, assessor de comunicação da PRF.
No caminhão Mercedes Benz estavam 1,9 mil litros de leite pasteurizado, 200 litros de bebida láctea, 100 litros de iogurte, 80 quilos de queijo tipo muzarella, 82 quilos de queijo parmesão e 30 quilos de manteiga. Tudo isso estava em sacos plásticos sem refrigeração.
De acordo com Salete Dezem, todo material será destruído em altos fornos, pois, não podem ser consumidos. Ela explicou que produtos perecíveis têm que ser transportados em caminhões com refrigeração. “A PRF tem colaborado muito. Tem feito uma grande parceria ao coibir o transporte inadequado”, disse. Ela lembrou, por exemplo, que no sábado passado, a PRF apreendeu, em Itabaiana, 300 quilos de queijo coalho produzido clandestinamente e transportado de forma inadequada. Há 20 dias, a Emdagro fez uma blitz e apreendeu 40 quilos de queijo coalho que vinha de Alagoas. O número de telefone da PRF para denúncia é 191. O denunciante não precisa se identificar.
Fonte: Jornal da Cidade
|