Nova pagina 1

 Sergipe
    


 
Política

 Cidade - Cotidiano

 Segurança Pública

 Esportes Sergipe

 Concursos

 
Baladas - Diversão

 Cultura e Arte

 
Artigos e Entrevistas

 Sergipe pelo Brasil

 
Turismo - Sergipe

 Envie um cartão postal

 Sergipe em imagens

 Conheça Sergipe

 Dados Geo-Econômicos

 Brasil / Mundo

 Política

 País

 Concursos

 Educação

 Placar On Line

 Esportes

 Olimíadas

 Turismo no Brasil

 Mundo

 
Cadernos

 ClickSe - Rapidinhas

 
Vestibular - Enem


 
Transposição


 
Artigos e Entrevistas

 
Tecnologia-Informática

 
Notícias Jurídicas

 Ciência e Saúde

 
Meio Ambiente

 Cultura e Arte

 
Mundo Artístico

 Estilo - Moda

 
Bichos e Cia

 
Veículos

 Interatividade 

 Chat

 Contato

 Blogs e Sites

 Fale Conosco

 Links Úteis

 Mídia de Sergipe

 Newsletter

 Opiniões e Cartas

 Envie Imagens

 Ver Comentários

 Você Repórter

 Widgets

   


 ClickSergipe Informa 

 Cotação do Dolar

 
Loterias

 Lista Telefônica

 Vôos On Line

 Tirar Passaporte

 Fuso Horário

 Resumo de Novelas

 Horóscopo

 Sites + Procurados

 Cálculo Exato

 Preço de Remédios

 Olho no Dinheiro

 Mapa Google Sergipe


 Esportes 

 Esportes em Sergipe

 Esportes Brasil

 Eliminatórias da Copa

 Brasileirão -  Série A

 Brasileirãó - Série B

 Brasileirão - Série C

 Brasileirão -  Série D

 Vôlei

 Fórmula 1

 Liga dos Campeões

 Basquete

 Esportes Aquáticos

 Esportes Radicais

 Olimpíadas


    

 

 


Visite vários pontos turísticos de Sergipe Quando voltar, me conta como foi!!!

 


Aracaju,
 
comente    -    veja comentários


Enfim, livre da papelada

17/8/2009

Contas de luz, telefone e água que se acumulavam nas gavetas anos a fio estão com os dias contados. A partir de maio, empresas terão de fornecer declaração de quitação anual de débitos

Estado de Minas - Graziela Reis

Aquelas pilhas de contas velhas que se acumulam em armários, gavetas e arquivos estão com dias contados. Em maio, os consumidores vão receber em suas casas, com as faturas do mês, uma declaração de que quitaram todos os débitos relativos ao ano anterior. A medida, prevista na Lei 12.007, em vigor desde 30 de julho, tem o objetivo de facilitar a vida das pessoas que, até então, eram obrigadas a guardar toda a papelada relacionada aos pagamentos feitos pelo prazo mínimo de cinco anos, tempo de prescrição previsto pelo Código Civil. As empresas já estão se preparando para isso. Em maio de 2010, terão de estar com as declarações de quitação anual de débitos prontas para enviar para todos os seus clientes. A regra não discrimina ninguém e vale para todas as prestadoras de serviços públicos ou privados.

O senador Almeida Lima (PMDB-SE), autor da Lei 12.007, que também é advogado, conta que não há necessidade de guardar tantos papéis, algo que, inclusive, aborrece muitos consumidores. “Se as obrigações do ano já foram quitadas, não é nem mesmo inteligente ser obrigado a guardar aquilo tudo”, afirma. Ele lembra que em cinco anos, apenas da conta relacionada a prestação do serviço de telefonia fixa, por exemplo, um cliente tem de ter em sua casa, no mínimo, 60 papéis. Se forem somadas a conta de luz, de água, de condomínio e de um cartão de crédito, esse número passa para 300, por baixo, uma vez que várias das faturas são compostas por mais de uma folha. “Se em uma família composta por cinco pessoas todos têm linhas de aparelhos celulares, são 300 contas guardadas por ano, que chegam a 1,5 mil ao fim de cinco anos”, observa. Para o senador, essa obrigatoriedade acabava se transformando em um transtorno para brasileiros de todas as classes sociais.

Por isso, a partir de maio, a nova legislação determina que a empresa fornecedora dos serviços envie a certidão de que todos os débitos do ano anterior (de janeiro ao fim de dezembro) foram totalmente quitados. Terá de ser automática, sem necessidade de solicitação. Assim, o cliente só vai precisar guardar essa folha, anualmente. De uma linha de telefone serão, então, apenas cinco, até o prazo prescricional previsto pelo Código Civil. Como as empresas vão aproveitar a fatura para enviar a declaração de quitação de débito, a expectativa é de que não tenham custos extras com isso. Vale lembrar que a informação adequada e clara é um direito previsto no artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor. E as empresas que não cumprirem a lei estão sujeitas a multas.

A professora e inspetora aposentada Maria Alice de Carvalho Amado não vê a hora de jogar fora as contas que conserva há vários anos. “Guardar papel é muito difícil. Aqueles que não têm lugar nem para viver direito devem passar apertados para cumprir com essa obrigatoriedade”, observa. Ela lembra ainda que as folhas velhas ainda podem se transformar em ninhos de vários tipos de insetos. “Se a pessoa já pagou a conta, acabou. Com a declaração não precisaria de guardar aquilo. A empresa é que teria de ter tudo registrado da maneira correta”, conta. “Vou ficar na expectativa de receber essa declaração em maio. Assim que chegar vai ser uma benção e vou ganhar espaço em casa”, garante.

Coloque esta notícia no seu Twitter:

Comentários
 
comentar  -  imprimir  -  enviar  -  receber  - seguir no twitter - voltar

 

 

000289

Nova pagina 1

 
    


Jovem Pan