O Procon lança nesta quinta-feira, 13, a versão eletrônica da Carta de Informações Preliminares. Esse instrumento legal nada mais é do que, traduzindo para uma linguagem cotidiana, a carta aonde o consumidor expõe a sua reclamação contra a empresa que, de alguma forma, o prejudicou. O evento acontece na sede do Procon, localizado a Rua Santa Luzia, 620, Centro.
Com essa ferramenta, os sergipanos poderão recorrer ao Procon estadual via internet. Economia de papel, de tempo, transporte para o deslocamento até o órgão e, principalmente, economia de prazos, já que essa nova modalidade de reclamação pode reduzir o tempo de resposta - que hoje gira em torno de três semanas - para apenas três dias, são algum dos benefícios da versão eletrônica da Carta de Informações Preliminares.
Para que o programa, fornecido pelo Ministério da Justiça, possa ser aferido quanto ao seu funcionamento, Francisco Rogério Lima da Silva, estará presente no lançamento. Ele é coordenador substituto do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – SINDEC -, e vem de Brasília –DF - para certificar-se da funcionalidade do novo sistema. Sergipe é o sexto Estado da Federação a contar com esse tipo de serviço.
Um dos melhores benefícios que o atendimento on-line oferece é a praticidade que otimiza todo o processo de reclamação, pois para ter acesso ao sistema basta que o consumidor digite o CPF e a reclamação, anotando, em seguida, o número da ficha de atendimento para acompanhar toda a tramitação do processo.
Fonte: Cinform
|