SSP lança projeto DAGV Itinerante para mediar conflitos no interior do Estado
Sergipe tem projeto pioneiro da segurança pública lançado nesta manhã, é o DAGV Itinerante: Justiça e Segurança Cidadãs Acessível a Todos”, que tem objetivo principal potencializar a capacidade do cidadão envolvido ou conhecedor de um conflito, de atuar positivamente na prevenção e erradicação das mais variadas formas de expressão e violência. O projeto foi lançado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, através do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis.
“Este projeto inovador é o primeiro núcleo no Brasil. A ideia é fazer com que o trabalho de excelência já realizado no DAGV de Aracaju atinja municípios carentes, locais de difícil acesso. Não é apenas uma dinâmica policial, mas atendimento à população de maneira eficaz”, explica o delegado João Batista.
O projeto, que é uma iniciativa inédita no Brasil, tem como objetivo principal potencializar a capacidade do cidadão Além disso, a iniciativa irá possibilitar a conscientização da comunidade acerca das várias formas de violência, melhorando o atendimento da polícia e solucionando crimes praticados no interior do Estado. A proposta é melhorar os serviços oferecidos pela política de segurança pública por meio do DAGV e das Delegacias da Mulher (Deams) no interior de Sergipe.
O DAGV Intinerante começa a atuar nesta terça-feira no município de Nossa Senhora do Socorro, no Conjunto João Alves. A metodologia a ser aplicada passa em um primeiro momento pelo esclarecimento e conscientização das mais variadas expressões de violência .Através de palestras e audiências de mediação as Delegacias da Mulher farão a divulgação do projeto nas comunidades, informando os dias e o horário das palestras que serão proferidas posteriormente pelos profissionais do DAGV.
“Vamos buscar a comunidade que não consegue se deslocar até nós. A principio vamos atuar em locais onde já existem as Delegacias da Mulher, que hoje fazem parte do nosso trabalho. Trabalharemos também na perspectiva da prevenção pela educação através de palestras que serão realizadas e mediação de conflitos. É um trabalho da polícia com a comunidade”, delegada Daniela Lima Barros.
O ônibus é o DAGV Intinerante que vai continuar realizando nos municípios do interior os mesmos serviços que já são realizados na capital, contando com dois mediadores de conflitos, um assistente social, um escrivão e quatro policiais civis, além de ser equipado com computador e Internet. Estão sendo oferecidos serviços de atendimento a idosos, vitimas de violência, crianças e adolescentes vitimas de abusos sexuais e maus tratos contra mulheres, entre outros.
Nos últimos cinco anos quando o DAGV foi implantado em Aracaju já foram atendidos mais de 15 mil atendimentos, sendo que 2000 inquéritos policiais foram abertos, 1986 termos circunstanciados cerca de 13 mil audiências para mediação de conflitos de menor potencial ofensivo. “A gente só faz mediação daquilo que é mediável, de forma nenhuma vamos negligenciar o direito daquele que foi violado”, esclarece Daniela Lima.
Segundo a delegada que é coordenadora do DAGV, Georlize Costa Teles, a mediação trata o conflito a partir da raiz. “Nesses anos de experiência com o trabalho social a gente percebeu que os conflitos foram tratados na raiz, a reincidência é muito menor, daí a aposta na mediação como solução pacífica na resolução de conflitos”, destaca.
Os municípios que serão atendidos são: Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Lagarto e Estancia além de Aracaju. O DAGV trabalha de forma pré agendada Os interessados devem ligar 3213-1238 ou 3211-1510 ou na Superintendência da Policia Civil.
Fonte: EmSergipe.com
|