A médica Aleida Guevara March, filha do revolucionário cubano, Ernesto Gue Guevara, estará em Sergipe no próximo dia 19 de agosto para participar do seminário “O Socialismo frente à crise econômica mundial”. A promoção do encontro é do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) de Sergipe, e vai acontecer no município de Umbaúba, região Sul do estado, a partir das 19h.
Essa é a primeira vez que a filha de Gue estará em Sergipe. Além do seminário, a médica cubana visitará as obras da Clínica de Saúde da Família Doutor Ernesto Gue Guevara, que está sendo construída numa parceria entre prefeitura e o governo estadual.
Para o prefeito Anderson Fontes Farias, o Professor Anderson (PT), este será um momento impar não só para o município, mas todo o estado. “Atualmente Aleida é uma das cinco palestrantes mais requisitadas do mundo, segundo o jornal francês Le Monde. Por isso, será uma honra para nós, sergipanos, recebê-la em nosso estado”, diz.
Segundo o prefeito, o tema do seminário é propício e leva a uma reflexão que atinge a todos os trabalhadores. “Hoje, o que vemos no noticiário é uma análise da crise feita apenas pelos economistas envolvidos com o sistema financeiro. Mas precisamos discutir isso sob a ótica do trabalhador. Em que a crise afeta o operário, o catador de laranja, o funcionário público. Precisamos aprofundar essa análise e propor saídas para seus efeitos negativos”, justifica Professor Anderson.
Clínica
Em relação ao nome que será dado à clínica de saúde, o prefeito alega que não poderia haver maior homenagem, pois se trata de um homem que colocou sua vocação médica a serviço dos mais pobres, daqueles que não tinham acesso a uma saúde de qualidade e eficiente.
“Gue representa todo o humanismo, toda a solidariedade que pode haver em um ser humano. É uma figura que nos lembra Jesus Cristo, que deu a vida pelo próximo. Trabalho sempre de graça, de forma voluntária, atendendo exclusivamente aos pobres. Colocar o nome da clínica de Doutor Ernesto Gue Guevara é mais do que uma homenagem, é reconhecer e assumir esse espírito humanista do revolucionário cubano, algo que muita gente, infelizmente, não tem coragem”, frisa o prefeito.
Na programação da visita, Aleida Guevara visitará as obras da clínica às 19h. O seminário será aberto às 20h na praça de eventos.
Aleida Guevara é a segunda filha de Che, a primeira do seu casamento com Aleida March. Che estava na China em meio a uma viagem diplomática no momento em que Aleidita nasceu a 24 de novembro de 1960. Quando seu pai foi assassinado, ela estava com seis anos. Médica pediatra, Aleidita, hoje com 45 anos, atuou como voluntária internacionalista por dois anos em Angola e um na Nicarágua nos anos 80. Tem duas filhas.
FONTE: EMPAUTA