Nova pagina 1

 Sergipe
    


 
Política

 Cidade - Cotidiano

 Segurança Pública

 Esportes Sergipe

 Concursos

 
Baladas - Diversão

 Cultura e Arte

 
Artigos e Entrevistas

 Sergipe pelo Brasil

 
Turismo - Sergipe

 Envie um cartão postal

 Sergipe em imagens

 Conheça Sergipe

 Dados Geo-Econômicos

 Brasil / Mundo

 Política

 País

 Concursos

 Educação

 Placar On Line

 Esportes

 Olimíadas

 Turismo no Brasil

 Mundo

 
Cadernos

 ClickSe - Rapidinhas

 
Vestibular - Enem


 
Transposição


 
Artigos e Entrevistas

 
Tecnologia-Informática

 
Notícias Jurídicas

 Ciência e Saúde

 
Meio Ambiente

 Cultura e Arte

 
Mundo Artístico

 Estilo - Moda

 
Bichos e Cia

 
Veículos

 Interatividade 

 Chat

 Contato

 Blogs e Sites

 Fale Conosco

 Links Úteis

 Mídia de Sergipe

 Newsletter

 Opiniões e Cartas

 Envie Imagens

 Ver Comentários

 Você Repórter

 Widgets

   


 ClickSergipe Informa 

 Cotação do Dolar

 
Loterias

 Lista Telefônica

 Vôos On Line

 Tirar Passaporte

 Fuso Horário

 Resumo de Novelas

 Horóscopo

 Sites + Procurados

 Cálculo Exato

 Preço de Remédios

 Olho no Dinheiro

 Mapa Google Sergipe


 Esportes 

 Esportes em Sergipe

 Esportes Brasil

 Eliminatórias da Copa

 Brasileirão -  Série A

 Brasileirãó - Série B

 Brasileirão - Série C

 Brasileirão -  Série D

 Vôlei

 Fórmula 1

 Liga dos Campeões

 Basquete

 Esportes Aquáticos

 Esportes Radicais

 Olimpíadas


    

 

 


Visite vários pontos turísticos de Sergipe Quando voltar, me conta como foi!!!

 


Aracaju,
 
comente    -    veja comentários


Concurso para as fundações de saúde é homologado

5/8/2009

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) homologou ontem, o concurso público realizado para o provimento de vagas das Fundações Estatais de Saúde. A portaria assinada pelo secretário da Administração, Jorge Alberto, valida o resultado final e dá carta branca para que os aprovados sejam convocados e contratados.

A homologação consolida mais uma etapa do processo de implementação das três fundações – Hospitalar de Saúde (FHS), Estadual de Saúde (Funesa) e Parreiras Horta (FPH) – que, em breve, passarão a gerenciar os serviços públicos de saúde, até então sob a responsabilidade direta da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O secretário da Administração afirmou que a realização do concurso atendeu a uma determinação do governador Marcelo Déda e destacou a seriedade do processo. “A comissão organizadora atuou com total compromisso. Nesse tempo, recebemos inclusive uma solicitação do Ministério do Trabalho e nos prontificamos a atendê-la da melhor forma possível, sempre com agilidade e transparência”, afirmou o secretário.

Jorge Alberto também falou sobre a importância das contratações para o sistema de saúde pública de Sergipe. “O Governo está empenhado em melhorar a saúde do Estado e, por isso, viabilizamos a vinda de novos servidores, aumentando o quadro de profissionais de saúde. E mesmo com as questões ideológicas que envolvem a criação das fundações, ninguém coloca em dúvida a seriedade do concurso”, declarou.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, a previsão é de que a secretaria comece a chamar os aprovados no início de setembro. O prazo de um mês deve-se à necessidade de reenquadramento dos servidores da SES, que serão cedidos ou não para as fundações. A cessão não implica perda de direitos garantidos pelo Estatuto do Servidor. “O regime celetista [CLT] é para a contratação dos aprovados no concurso, o que também não significa a precarização das relações de trabalho”, ressaltou Rogério.

As próximas etapas, incluindo a convocação e a perícia médica, serão realizadas exclusivamente pela SES. A empresa que se encarregará de fazer os exames admissionais já foi, inclusive, contratada. A Sead também providenciou o reforço de cinco médicos para o processo de admissão. Os aprovados serão chamados, conforme a necessidade e em até no máximo dois anos, quando se encerra a validade do certame.

Lançado em outubro do ano passado, o concurso para as fundações estatais teve suas provas realizadas em 1º de março deste ano. Foram abertas 2.978 vagas para as três fundações, sendo 2.761 para a FHS, 114 para a Fundação Parreiras Horta e 103 vagas para a Funesa. Mais de 32 mil inscrições foram confirmadas. “Tivemos um cronograma extenso, não só pela quantidade de pessoas envolvidas como pela complexidade do concurso que envolver 64 tipos de cargo”, explicou Rogério Carvalho.

Fundações

Ao investir nas fundações, o Governo de Sergipe aposta num novo modelo de gestão que vai trazer mais transparência entre o Estado, os servidores e a oferta de serviços. “Nos contratos que a SES vai firmar com as fundações, vamos ter claro quanto custa cada unidade hospitalar e demais serviços, bem como quanto custa cada profissional”, avaliou Rogério Carvalho, acrescentando que as fundações unem o que se tem de melhor no serviço público e privado.

Isso porque tratam-se de instituições sem fins lucrativos e com autonomia gerencial, patrimonial, orçamentária, financeira e quadro pessoal próprio. Elas devem garantir ao Estado maior capacidade gerencial, uma vez que não enfrentarão as mesmas dificuldades burocráticas pelas quais passam a administração pública direta, quando necessita, por exemplo, comprar medicamentos, materiais médico-hospitalares ou equipamentos.

Serviços

A Fundação Parreiras Horta foi criada para substituir a autarquia Hemolacen e vai prestar serviços relativos à coleta, processamento, estocagem, distribuição e aplicação do sangue, seus componentes e hemoderivados, bem como serviços laboratoriais e de verificação de óbito.

Já a Fundação Estadual de Saúde prestará serviços de atenção básica, de promoção, prevenção e proteção da saúde coletiva e individual, de formação profissional e educação permanente na área de saúde pública, devendo manter a Escola Técnica de Saúde do SUS em Sergipe (Etsus/SE).

Por fim, a Fundação Hospitalar, a maior das três, tem como finalidade exclusiva prestar serviços de saúde em todos os níveis de assistência hospitalar, inclusive os serviços de atendimento móvel de urgências, além de poder desenvolver atividades de ensino e pesquisa científica e tecnológica na área da saúde.


Fonte: Jornal da Cidade

Coloque esta notícia no seu Twitter:

Comentários
 
comentar  -  imprimir  -  enviar  -  receber  - seguir no twitter - voltar

 

 

000313

Nova pagina 1

 
    


Jovem Pan