A administração do prefeito Luciano Bispo começa enfrentar uma série de velhos conhecidos problemas que agora estão sendo reeditados nessa nova gestão, principalmente na área da Educação que tem no comando Edezuita Noronha, que já foi titular da pasta em administrações anteriores.
As denuncias são muitas e vão desde a contratação de 174 professores, quando de acordo com o síntese necessitaria apenas de 80, uma enxurrada de merendeiras, vigilantes e excesso de pessoal que bate cabeça diariamente em vários departamentos da citada secretaria por não ter o que fazer. Juntando a tudo isso atrasos nos pagamentos das empresas que fazem o transporte escolar até alguns fornecedores, o que tem provocado a falta de merenda escolar, como aconteceu na ultima segunda-feira na escola localizada no povoado Cabeça do Russo.
Diante de tudo isso e procurando cumprir com meu papel de comunicador que é o de noticiar os fatos e respeitar o ouvinte que acredita nas informações que eu passo diariamente, fui alvo de duas notas de repúdio idealizadas pela Sra. Secretária Edezuita Noronha, uma servidora publica que de acordo com a professora Rita, diretora do Sintese de Itabaiana, planejou mal os destinos da educação nesse município.
Faltou competência e conhecimento de causa no meu entender.
Logo após a leitura da nota de repudio enviada por esta senhora para a direção da emissora FM Itabaiana, exigindo que a partir daquele momento só fosse noticiado informações ou denuncias dessa pasta depois que o assunto fosse submetido ao seu conhecimento (Edezuita Noronha), prontamente repudiei com veemência tal atitude, pois ao longo da minha vida de comunicador nunca aceitei e jamais aceitaria não ter o direito e a liberdade de expressar a minha opinião e dar voz e vez ao meu ouvinte, por isso mesmo já fui demitido de outras emissoras e até abandonei o trabalho por não concordar com esse procedimento.
Quero agradecer o apoio de 18 das 56 diretoras que assinaram a Nota de Repudio, essas tiveram a coragem de ligar para o meu celular e informar que foram obrigadas sob pena de perder os cargos, a grande maioria dos professores da rede municipal e estadual, aos companheiros de imprensa e ao diretor da FM Itabaiana Carlos Elói pelo apoio que manifestaram a este comunicador.
A VERSÃO DA PREFEITURA
A prefeitura de Itabaiana informa que, tanto o SINTESE, quantos os professores, a imprensa, ou qualquer cidadão, pode, e deve apontar os problemas existentes, não somente na educação, mas em qualquer setor da administração municipal. No entanto, é importante que esses problemas, também sejam encaminhados, de forma responsável para os gestores públicos, a fim de que possam ser solucionados.
Sobre o não fornecimento da merenda em algumas escolas do município, gostaríamos de saber, exatamente quais são as escolas que tal fato estaria acontecendo? Quanto a estarmos devendo os salários de 170 professores, gostaríamos também de saber, do SINTESE, ou do radialista Eduardo Abril, quais são os meses que estão atrasados, pois estas informações, a administração municipal assegura que não são verdadeiras.
O fato da secretária Edezuita Noronha não ter ido ao programa apresentado pelo radialista, acreditamos que este seja um direito da mesma, afinal, assim como respeitamos o direito de Eduardo Abril expressar os seus pensamentos, é preciso que haja o mesmo respeito à posição da secretária. Neste quesito, o secretário de comunicação, Marcos Aurélio, sempre esteve à disposição para qualquer tipo de esclarecimento referente aos assuntos da administração, nas suas diversas áreas de atuação.
Se algum diretor assinou a moção de repúdio, e depois teria informado ao radialista que foram “obrigados”, ao contrário do que afirma o radialista, tais professores não agiram de forma “corajosa”, uma vez que entendemos ser antiético alguém assinar um documento, sem concordar com o texto nele escrito.
A respeito da Moção de Repúdio, entendemos ser perfeitamente natural, que alguém, ou um grupo de pessoas, assuma um posicionamento contrário ao pensamento do outro, isso é a maior expressão da democracia, na prática. Afinal, se Eduardo Abril tem o direito de criticar a atuação de Edezuita Noronha, ou a sua equipe, porque que estes não podem adotar uma posição contrária? Porque essa atitude tem que ser vista como um ato de censura?
Finalizando, queremos reiterar, em nome do prefeito Luciano Bispo, a total confiança no trabalho que vem sendo desenvolvido pela secretária de educação de Itabaiana, Edezuita Noronha, juntamente com toda a sua equipe, o que, aliás, foi confirmado por uma recente pesquisa, que não foi contratada pela prefeitura, realizada pelo Instituto JFOLHA, que apontou a Educação como a “melhor” secretaria do município.
Sobre a posição do radialista Eduardo Abril, e de qualquer outro profissional da imprensa, Luciano Bispo também reitera a sua determinação de respeitar as posições adotadas, sejam elas favoráveis, ou contrárias a administração pública de Itabaiana. Como prova do que estamos afirmando, convidamos o próprio Eduardo Abril a expressar o seu testemunho, se algum dia, ele ouviu do prefeito, qualquer tipo de contestação às críticas direcionadas a administração.
Marcos Aurélio
Secretário de Comunicação Social
Prefeitura de Itabaiana
Fonte: Blog do Eduardo Abril
|