Sou um assíduo ouvinte de rádio e ouço todos os sábados a partir das 13 horas o programa “Fala pra mim” apresentado por Dr. Emerson, na Rádio Atalaia AM de Aracaju. Considero o programa uma tribuna livre a serviço da cidadania, que dá oportunidade aos sem vez e sem voz de se manifestarem livremente, expondo seus anseios e dificuldades de toda ordem, fazendo do rádio um instrumento de aperfeiçoamento democrático.
Neste sábado (17 de outubro), o tema abordado foram os péssimos serviços de saúde pública prestados pela capital e municípios sergipanos. O precário atendimento feito pelo SUS - Sistema Único de Saúde e a balburdia que se estabeleceu no Hospital João Alves Filho e nos Postos de Saúde da capital. É grave e preocupante o estágio a que deixaram chegar a nossa saúde.
É vergonhoso e desumano o atendimento nos hospitais públicos, com pacientes amontoados pelos corredores em macas e cadeiras a espera de um atendimento. Faltam médicos, pessoal de apoio, enfermeiros, medicamentos, um verdadeiro caos. Há muito tempo nossa saúde vive na UTI e os gestores municipais e estaduais ficam a tomar medidas paliativas, enquanto os problemas vão se agravando, chegando ao ponto de pessoas falecerem em plena fila de espera de atendimento.
De parabéns o Dr. Emerson, que está fazendo a sua parte como político, médico e âncora de programa radiofônico, mas é preciso que o cidadão, usuário do SUS, se indigne, grite, proteste, reclame, reivindique, denuncie, procure a justiça, dê queixa na polícia e exija seus direitos que estão assegurados na constituição, de uma saúde digna, humana para todos, sem distinção e que trate o paciente com respeito. É assim que forçará os governantes a tomarem providências sérias e definitivas, passando a elegerem como prioridade a saúde da população, pois eles quando adoecem, tem seus excelentes planos de saúde e quando o caso é mais grave, procuram os hospitais dos centros mais desenvolvidos. O que não se pode é morrer calado.
Um abraço, Armando.
http://recomentarios.blogspot.com/2009/10/o-caos-da-saude-publica-em-sergipe.html
Comentário original postado em:
http://dremersonvereador.blogspot.com/2009/09/emenda-58.html