Agricultores ajudam a reflorestar a Mata Atlântica em Sergipe - Vídeo
29/7/2009
Os pequenos produtores rurais do norte do estado participam do projeto. Eles recebem incentivo para uma nova atividade produtiva, a criação de abelhas
Pequenos agricultores do norte de Sergipe trabalham na recuperação da Mata Atlântica. Quem participa do projeto recebe orientação para uma nova atividade: a criação de abelha.
Quando uma área devastada é identificada, entram em ação os voluntários da natureza É gente que já sabe lidar com a terra e passou a plantar árvores nativas da mata atlântica. Aroeiras, paineiras e mulungus constam das 32 espécies diferentes que estão sendo devolvidas ao meio ambiente.
"Eu me sinto como um vigia que está periodicamente olhando as cercas e as plantas para que as pessoas não venham cortar. É uma satisfação a gente ter que está se disponibilizando nas horas necessárias para defender nosso meio ambiente", disse o agricultor Eron Fernandes Alcântara.
O Doces Matas é um projeto desenvolvido com recursos do governo federal e desde 2006 já revitalizou 25 hectares de mata em quatro municípios na região norte de Sergipe.
A recuperação da mata só é possível graças ao trabalho de reflorestamento feito pela comunidade. Eles entram com a mão de obra e em troca recebem incentivo para o início da atividade apícola.
Os agricultores foram capacitados para trabalhar nos apiários. Oitenta famílias já foram beneficiadas e passaram a ter uma nova renda. Foi o que aconteceu com a agricultura Cândida la Maria da Silva.
"Com o dinheirinho a gente consegue comprar uma roupa para o filho, comprar alimento para dentro de casa e até ajudar na casa", falou dona Cândida.
É qualidade de vida que se alia à preservação do meio ambiente.