Infectologista Marco Aurélio confirma sete casos da nova gripe em Sergipe
Mais dois casos da nova gripe são confirmados em Sergipe, até o momento o vírus já foi identificado em sete pessoas que moram em Sergipe. Dez casos suspeitos foram descartados e 29 pessoas estão sob suspeita aguardando o resultado dos exames. “Os casos confirmados já estavam isolados, em monitoramento. Agora os resultados confirmaram o vírus H1N1, mas os pacientes já receberam alta, após o tratamento adequado, já voltaram a rotina normal assim como os outros cinco”, explica o infectologista Maço Aurélio.
De acordo com o infectologista, o primeiro paciente contraiu o vírus na Argentina, país que visitou recentemente, passando o vírus para três de sua família. “O tratamento é feito durante cinco dias, mas os pacientes continuam por mais uma semana isolados, depois voltam a rotina normal”, explica Marco Aurélio.
O Ministério da Saúde já lançou recomendação para que as pessoas adiem viagens ao Chile e Argentina. A orientação é principalmente para idosos e crianças com até dois anos de idade além de pessoas com baixa imunidade. De acordo com o ministro, a recomendação foi definida com base em critérios epidemiológicos, uma vez que há grande número de casos da nova gripe no Brasil de pessoas que voltaram de viagem a esses dois países.
"Se o paciente esteve em alguma região de risco ou em contato com alguém que chegou de outro país, sentir os sintomas da doença deve buscar ajuda no Hospital João Alves Filho com urgência e se identificar para receber os atendimentos necessários. Após os exames será possível detectar ou não o possível vírus, caso o resultado seja positivo o paciente vai receber todos os cuidados e vai se isolar até ser curado', garante.
Além destes casos, o alerta sobre os novos possíveis casos da nova gripe ganharam novo foco. “Além de pessoas que estiveram em áreas de risco ou tiveram contato com alguém que esteve em alguma região, estamos observando casos de gripes fortes, mesmo que não tiveram contato com algum suspeito do vírus. Já foram identificadas pessoas que contraíram a doença sem ter contato com nenhum infectado. Nosso foco agora está também voltado para gripes fortes em idosos, crianças, pessoas com baixa imunidade e doenças crônicas.
O Brasil já conta 11 vítimas da Nova Gripe. O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou que já há a transmissão sustentada da nova gripe no país, o que significa que pessoas estão pegando a gripe mesmo sem vínculos com os grupos de risco - que são pessoas que se infectaram no exterior e pessoas que tiveram contato com elas. O Brasil é o 8º país em número de transmissão sustentada. Mas o ministro ressalta que não há motivo para pânico, e quem tiver os sintomas da nova gripe deve procurar atendimento médico.
Na próxima semana, o ministério recebe mais de 50 mil novas doses do medicamento utilizado no combate à nova gripe e vai reforçar a rede de atendimento com cento e sessenta kits, compostos por um respirador e um monitor, que serão distribuídos aos centros de referência. Um especialista da organização mundial da saúde afirmou ontem que até o início de setembro devem estar disponíveis as primeiras doses da vacina contra a gripe 'A'.
Fonte: Emsergipe.com
|