Jornal do Comércio
PRONUNCIAMENTO
Assim como outras autoridades o fizeram ao longo da semana passada, o deputado federal Albano Franco (PSDB) comemorou os 15 de existência do Plano Real. Ontem, em um pronunciamento no Congresso, ele disse que o plano foi a maior conquista no campo econômico-financeiro popular, pois acabou com a hiperinflação.
“O Plano Real foi, na verdade, mais que um plano, foi uma bem sucedida e articulada estratégia de combate à hiperinflação, diferentemente das intervenções heterodoxas antecessoras, já que não exerceu nenhum controle sobre os preços e respeitou os contratos então vigentes”, comparou.
Segundo ele, a população em geral, sobretudo as famílias da baixa renda, não conseguiam travar uma luta justa contra o aumento diário dos preços dos produtos de consumo. “A escandalosa hiperinflação corroia a economia popular e concentrava a renda. A população não tinha meios de se defender da ensandecida remarcação de preços”, completa.
Albano Franco recorda todo o processo que garantiu o sucesso do Plano Real como a organização da administração financeira da União. Essa organização foi possível graças ao refinanciamento das dívidas dos estados e dos municípios, a abertura comercial, a redução do déficit público, a renegociação da dívida externa e a acumulação de divisas em níveis razoáveis visando a fixação de uma taxa de câmbio capaz de evitar a desvalorização da moeda e a elevação dos preços.
No pronunciamento, o deputado também fez um alerta em relação ao atual aumento vertiginoso dos gastos públicos correntes. Os gastos contribuem para o crescimento da inflação. “Além disso, eles reduzem ainda mais a já pequeníssima margem de investimentos públicos na infraestrutura, importante para a retomada do crescimento econômico”.
|