Competição está dividida em três etapas e ocorre no dia 19 de julho, na quadra de esportes do Colégio Estadual Dom Luciano
Ocorre em Aracaju no dia 19 de julho, às 9h, na quadra de esportes do Colégio Estadual Dom Luciano,a primeira etapa do campeonato de skate ‘Rei da Sessions’. A iniciativa faz parte da primeira fase de um projeto encabeçado pelos amigos Armando ‘Badá’ e Pedro Pascoini.
A competição reunirá amantes do esporte vindos de todo o nordeste e contará com quatro provas, sendo que uma delas surpresa. “Os campeonatos padrão de skate tem sempre rampas e pistas, mas sempre há a possibilidade de diversificarmos”, diz Armando, com uma carreira de 23 anos no esporte e há 13 como fabricante de shapes (nome dado à prancha de madeira que sustenta os eixos do skate).
Os skatistas participantes passarão por provas em três modalidades: Campeonato de Linha – onde os obstáculos se assemelham aos encontrados nas ruas -, Campeonato de Ollie – salto mais alto, a partir do chão – e Game of Skate – manobras solo realizadas por duplas masculinas. Ainda durante o campeonato haverá apresentações de grafiteiros e das bandas ‘O Murro’ e ‘Mamutes’.
O vencedor será premiado e coroado ‘Rei das Sessions’. “’Sessions’ é o nome dado às seções ou manobras realizadas com o skate”, explica Armando. A expectativa é de que 50 atletas participem. O público estimado é de até 3 mil pessoas. As inscrições custam R$ 25 mais 2kg de alimentos, para os competidores, e apenas 2kg para o público em geral. As contribuições serão doadas a uma instituição de caridade.
Difusão do skate em Aracaju
As segundas e terceiras fases ocorrem, respectivamente, nos dias 13 de setembro e 9 de novembro. No espaço de tempo que haverá entre elas, Armando e Pedro levarão para a Zona de Expansão uma escolinha de skate e de grafite para crianças carentes. “Além de levar o esporte e a arte de rua a outros bairros, vamos envolver as escolas no projeto e tentar descriminalizar o skate”, acrescenta Pedro, que é skatista há dez anos.
A intenção é promover ainda mais o gosto pelo esporte radical nos jovens, pois Aracaju figura entre as cidades que contém nomes de peso. “Aqui nós temos os melhores atletas do nordeste e do mundo: Adelmo Júnior, que mora na Califórnia e o Fabrizio Santos, conhecido como ‘cara de sapo’, que ganhou o ‘Ásia X-Games’”, conta ‘Badá’.
Segundo ele, isso fez com que os aracajuanos em geral fortalecessem a cena do esporte local e fossem reconhecidos em locais como São Paulo, onde a modalidade é mais difundida. “Além de termos uma fábrica de shape, que vende pro nordeste, temos a Revista Ôxe, cujo tema é o esporte”, completa.
Por Diógenes de Souza e Glauco Vinícius
Fonte: InfoNet
|