SÃO PAULO – “O primeiro ônibus movido a hidrogênio da América Latina” foi apresentado hoje (1º) na sede da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), e deve começar a circular em agosto na linha ABD de São Paulo, que liga Jabaquara a São Mateus.
Os primeiros testes do veículo com capacidade para 63 pessoas e que não libera nenhum poluente começaram já nesta quarta-feira, na sua apresentação.
Híbrido, pois possui célula a combustível a hidrogênio somada a três baterias de alto desempenho, o ônibus foi construído pelas companhias Tuttotrasporti e Marcopolo, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
O Brasil se torna o quinto país do mundo a ter um ônibus movido a hidrogênio em circulação no mundo. Antes dele, Alemanha (com uma frota de 30 coletivos), Estados Unidos (15), Japão (11) e China (4) já utilizam coletivos do gênero nas vias urbanas.
“Estamos fazendo a tecnologia desde o início, na mesma fase de países desenvolvidos, ao contrário do que ocorreu com o metrô”, diz José Luiz Portella, Secretario Estadual dos Transportes Metropolitanos.
A peça nacional, porém, possui uma inovação perante o resto do mundo, de acordo com os responsáveis pelo projeto. É o único que utiliza células a combustível de aplicação automotiva, o que, segundo os mesmos, barateou o custo do projeto financiado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), GEF (Global Environment Facility), com a ajuda do MME (Ministério de Minas e Energia), que obteve recursos da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos).
Ao todo, segundo a descrição do grupo, o projeto custou 16 milhões de dólares.
O governador de São Paulo José Serra esteve presente na cerimônia de inauguração e discursou sobre a importância da tecnologia limpa ser desenvolvida no país, no mesmo momento que Alemanha, Estados Unidos e Japão, entre outros países do primeiro mundo, se voltam para o hidrogênio.
“Atualmente, há dois investimentos em tecnologia pelo mundo: o etanol a partir da celulose e as células de hidrogênio”, falou o governador de São Paulo. Segundo o político, mais três ônibus deverão circular até 2011 pelas 13 linhas do Corredor Metropolitano ABD, coordenados pela EMTU.
No mesmo lugar da apresentação do ônibus, a Petrobras inaugurará uma estação capaz de abastecer veículos movidos a hidrogênio.
De início, o local poderá armazenar hidrogênio suficiente para um único ônibus, que tem autonomia para cerca de 300 quilômetros. A intenção é que, no futuro, a estação gere 120 quilos de hidrogênio por dia a uma pressão de 450 quilos por centímetro quadrado, capaz de abastecer até três ônibus.
A estação será operada pela BR Distribuidora, com apoio do técnico da AES Eletropaulo, da Hydrogenics e da Petrobras.
Fonte: INFO Online
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