Nova pagina 1

 Sergipe
    


 
Política

 Cidade - Cotidiano

 Segurança Pública

 Esportes Sergipe

 Concursos

 
Baladas - Diversão

 Cultura e Arte

 
Artigos e Entrevistas

 Sergipe pelo Brasil

 
Turismo - Sergipe

 Envie um cartão postal

 Sergipe em imagens

 Conheça Sergipe

 Dados Geo-Econômicos

 Brasil / Mundo

 Política

 País

 Concursos

 Educação

 Placar On Line

 Esportes

 Olimíadas

 Turismo no Brasil

 Mundo

 
Cadernos

 ClickSe - Rapidinhas

 
Vestibular - Enem


 
Transposição


 
Artigos e Entrevistas

 
Tecnologia-Informática

 
Notícias Jurídicas

 Ciência e Saúde

 
Meio Ambiente

 Cultura e Arte

 
Mundo Artístico

 Estilo - Moda

 
Bichos e Cia

 
Veículos

 Interatividade 

 Chat

 Contato

 Blogs e Sites

 Fale Conosco

 Links Úteis

 Mídia de Sergipe

 Newsletter

 Opiniões e Cartas

 Envie Imagens

 Ver Comentários

 Você Repórter

 Widgets

   


 ClickSergipe Informa 

 Cotação do Dolar

 
Loterias

 Lista Telefônica

 Vôos On Line

 Tirar Passaporte

 Fuso Horário

 Resumo de Novelas

 Horóscopo

 Sites + Procurados

 Cálculo Exato

 Preço de Remédios

 Olho no Dinheiro

 Mapa Google Sergipe


 Esportes 

 Esportes em Sergipe

 Esportes Brasil

 Eliminatórias da Copa

 Brasileirão -  Série A

 Brasileirãó - Série B

 Brasileirão - Série C

 Brasileirão -  Série D

 Vôlei

 Fórmula 1

 Liga dos Campeões

 Basquete

 Esportes Aquáticos

 Esportes Radicais

 Olimpíadas


    

 

 


Visite vários pontos turísticos de Sergipe Quando voltar, me conta como foi!!!

 


Aracaju,
 
comente    -    veja comentários


Secretário reconhece problemas no presídio

3/7/2009

Benedito Figueredo disse que de 1979, quando foi inaugurado até agora, o presídio de Areia Branca nunca passou por uma reforma

Diante da recente polêmica envolvendo a atual situação do Presídio de Areia Branca, o secretário de Justiça e Cidadania, Benedito Figueiredo, fez questão de reconhecer os problemas pelos quais a unidade passa. “O presídio de Areia Branca foi inaugurado há 30 anos, em 1979, para ser um presídio agrícola, atendendo ao regime semiaberto. De lá para cá ele foi nunca sofreu uma reforma, a não ser na gestão anterior, quando o então secretário Emanoel Cacho resolveu criar dentro do mesmo um outro presídio.

Ou seja: era semiaberto, passou a ser semiaberto e fechado. Mas isso sem criar nenhuma nova vaga. Além disso, recentemente tivemos um incêndio na unidade, que piorou o estado das acomodações do presídio. E, para completar, a empresa que venceu a licitação para a reforma e ampliação do presídio de Areia Branca, com a construção de duas alas e um isolamento, com capacidade para 148 novas vagas, abandonou a obra”, relatou Benedito.

Ao destacar esses problemas, o secretário de Justiça fez questão de esclarecer que o seu compromisso é com a verdade e com a seriedade na gestão de sua pasta. “Não estamos tapando o sol com a peneira, a situação é difícil mesmo. Mas é preciso ter bom senso, pois se interditarmos, aonde vamos colocar aqueles presos?”, questionou.

Providências

O secretário ainda ressaltou as providências práticas que já foram tomadas. “Já me reuni com o presidente da Cehop, Joelson Hora, e ele vai realizar os procedimentos legais para que possamos substituir a empresa que abandonou a obra. Mas eu vou fazer um levantamento para verificar o que pode ser feito em regime de urgência e levar até o governador Marcelo Déda para que ele aprove a alocação de recursos imediatamente.

Não vai resolver, mas vai contribuir para a melhoria da situação. Mesmo porque, para resolvermos os problemas do sistema penal, estamos construindo o Presídio Feminino, vamos construir o Cadeião de Estância, reformar o presídio de Tobias Barreto e temos o presídio de Glória passando agora por uma ampla reforma. Essa ações, ao longo dessa gestão, é que resolverão o problema do sistema penitenciário sergipano em definitivo”.

Outro ponto levantado por Benedito foi em relação as condições do sistema como um todo. “Esse não é um problema do secretário ou do governador Marcelo Déda. Nós pegamos o sistema prisional num caos. Já quase triplicamos as vagas.” O secretário lembrou ainda que, mesmo antes das denúncias, já vinham sendo feitas ações em relação a essa questão. “Com a mudança da lei, com a progressão da pena passando a ser permitida após o cumprimento de um sexto da pena, aumentou e muito a necessidade de vagas no semiaberto. Por exemplo: se o preso é condenado a 18 anos, após 3 anos de prisão ele já pode pedir a progressão e, assim, ir para o semi aberto.

Isso exige a disponibilização constante de novas vagas. Mas nós já conseguimos, junto ao dr. Glauber Dantas Rebouças, da Vara de Execuções Criminais, que é quem tem a competência jurídica nessa situação, para que esse presídio volte a ser exclusivamente do semiaberto. Assim, até o final desse mês, vamos transferir todos os presos do regime fechado para outras unidades no Estado”.

Quanto ao posicionamento dos defensores públicos, Benedito entende que há problemas de ordem legal na atuação deles. “Primeiro porque não é uma posição da Defensoria Pública enquanto instituição do Estado, é algo isolado por parte de quatro defensores, que não têm competência, também em termos jurídicos, para essa ação. Assim como o juiz que responde pela comarca de Areia Branca também não pode julgar a questão, pois ela cabe ao juiz da Vara de Execuções Criminais.  Depois porque nós estamos trabalhando incansavelmente para que problemas desse tipo sejam sanados. O que não é correto é, por conta de posicionamentos diversos, se pegue um trabalho sério como esse e se busque ganhar mídia com a denúncia pela denúncia apenas”, finalizou.


Fonte: Ascom Sejuc

Coloque esta notícia no seu Twitter:

Comentários
 
comentar  -  imprimir  -  enviar  -  receber  - seguir no twitter - voltar

 

 

000289

Nova pagina 1

 
    


Jovem Pan