Frota deve estar circulando ainda este mês, segundo presidente da Setransp. Ministério Público solicitou relatório da situação dos ônibus atuais.
As empresas de ônibus de Aracaju estão investindo R$ 30 milhões na frota de 100 novos veículos que substituirão os obsoletos. O prazo para que os ônibus sejam postos nas ruas, previsto para o mês de junho, foi transferido para agosto. A decisão foi resultante de audiência pública ocorrida no último dia 30/6, no Ministério Público do estado (MPE).
“Junho foi mês de referência, mas a compra dos ônibus envolve um processo longo: empréstimos junto ao BNDES, documentação, encomenda. Mas cumpriremos o prazo”, diz José Amâncio, superintendente do Sindicato das Empresas do Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp).
De acordo com Amâncio, o investimento é feito por todas as empresas e a distribuição ocorrerá em proporção de 40%, 40% e 20%, para cada uma delas. A divisão dos ônibus por linha ficará a cargo da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Os veículos novos estarão adaptados para idosos e deficientes. Atualmente trafegam em Aracaju cerca de 550 ônibus; destes, 163 veículos já têm entre 14 e 16 anos de funcionamento.
Em 10 dias, um cronograma de renovação da frota, outra solicitação feita na audiência, será apresentado ao Ministério Público onde estarão detalhadas a situação e as condições dos veículos. Na primeira semana de agosto, uma nova reunião entre as entidades irá ocorrer para garantir o cumprimento da ordem judicial.
Fonte: InfoNet
|