Mais um caso da doença foi confirmado, aumentando para cinco
A Secretaria de Estado da Saúde confirmou mais um caso da nova gripe no Estado de Sergipe. Já são cinco casos confirmados e sete em investigação, segundo o infectologista Marco Aurélio de Oliveira Góes. Ele enfatizou que mesmo com esse número de pessoas infectadas pelo vírus H1N1, não há motivos para pânico em Sergipe. E que todos os pacientes estão evoluindo bem.
De acordo com o médico, o exame que chegou nesta terça-feira, 30 da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), confirmando a doença é de uma jovem do sexo feminino. “Ela manteve contato íntimo com alguém que viajou para o exterior e teve a doença. Mas está sendo cuidada em domicílio, com ótima evolução, praticamente sem os sintomas da nova gripe”, informa Marco Aurélio acrescentando que a gravidade maior da nova gripe é quando acomete idosos, crianças e gestantes.
O infectologista disse ainda que “não há motivos para pânico em Sergipe, no sentido de que o vírus não circula nas cidades, em shopping-centers, em viagens para o interior. Os casos são bem controlados, ou seja, todos confirmados até agora, foram considerados leves”.
Infectologista Marco Aurélio
Acompanhamento
Marco Aurélio explicou que todos os casos confirmados e suspeitos no Estado de Sergipe estão recebendo acompanhamento domiciliar. “Equipes da Secretaria Municipal de Saúde, estão fazendo visitas domiciliares por meio da Unidade de Resposta Rápida. Os profissionais verificam se os pacientes estão tomando os medicamentos, como o quadro está evoluindo”, destaca.
Ele reforçou que as pessoas que tenham chegado de países em que a nova gripe está crescendo, a exemplo da Argentina e Chile e apresentem sintomas da doença ou ainda que tenham tido contato com alguém que tenha vindo do exterior, que procure atendimento médico imediatamente. “Se em até sete dias, essas pessoas tenham apresentado febre, tosse, corisa e dores no corpo, devem procurar um médico, mesmo sabendo que esses sintomas podem ser de uma alergia”, alerta.
Por Aldaci de Souza
Fonte: InfoNet
|