RIO - A Vale informou nesta quarta-feira que irá cortar de 200 a 300 empregados ao longo do mês de julho em suas unidades operacionais (minas, portos, ferrovias e demais unidades) no Rio, Espírito Santo, Minas Gerais, Maranhão, Pará e Sergipe. De acordo com a companhia, as demissões fazem parte de um "turn over" comum em uma empresa de grande porte, mas não estão relacionados à crise. Os empregados que serão desligados, acrescentou a Vale, continuarão por seis meses com o plano de saúde e receberão um abono de R$ 870 por cinco meses.
Ainda segundo a empresa, as demissões só estão ocorrendo em julho porque, antes, a companhia havia firmado acordos se comprometendo a não demitir funcionários enquanto estivesse em andamento a licença remunerada que foi dada a 1.300 empregados no período de janeiro a maio deste ano. Ainda segundo a empresa, foi necessário aguardar a finalização dos cortes de 300 profissionais , em junho, que estavam aposentados ou prestes a se aposentar.
Até o momento, a Vale fez 1.600 demissões, sendo 1.300 em dezembro, quando a empresa admitiu que as demissões estavam ligadas à crise e mais 300 de empregados aposentados e prestes a se aposentar, em junho último.
Fonte: O Globo
|