Euza Miss explica que falta profissionais para formar as pediatrias dos hospitais
Na manhã desta segunda-feira, 22, a promotora de justiça, Euza Missano, conversou com André Barros no Programa da FM Sergipe, Sergipe Notícias, sobre o drama enfrentado pelas famílias que necessitam de atendimento pediátrico. Entre os hospitais públicos de Sergipe, apenas o Hospital João Alves Filho mantém o setor pediátrico ativo que está funcionando provisoriamente na Maternidade Hildete Falcão.
“Faltam profissionais com disponibilidade para oferecer um serviço digno a população. Serviços de urgências são estressantes, por isso muitos médicos preferem se dedicar a clínicas. Existe esta carência. Precisamos passar por uma reestruturação para garantir um atendimento de qualidade”, explica.
Questionada sobre um possível concurso para preencher as equipes e reabrir as pediatrias, Missano afirmou que não tem conhecimento sobre esta possibilidade. “Não sei informar. Esta informação pode ser abordada com a promotoria da saúde”, disse.
O Hospital Primavera que teve o setor de pediatria fechado, reabriu após uma ordem do Ministério Público do Estadual. “A UTI e pediatria já estão funcionando. Sem estes médicos, usuários de planos de saúde ou quaisquer pessoas que necessitem de atendimento ficam prejudicados. Em abril o hospital fechou o atendimento pediátrico, após os transtornos da população, o MPE-SE estipulou o prazo de 15 dias para que o Hospital Primavera colocasse em funcionamento o seu quadro de pediatras nas unidades de urgência e emergência de suas dependências. A medida pretende solucionar a deficiência do serviço para que a população seja atendida com qualidade”, garante.
Além da pediatra do Hospital Primavera que está funcionando, os pacientes também podem contar com atendimentos de outros hospitais como São Lucas e Unimed, mas não têm o quadro para atendimento 24 horas.
Fredson Navarro/Emsergipe.com