Ex-Secretário do Meio Ambiente, do estado de Sergipe, o Engenheiro Reynaldo Nunes de Morais, se posicionou contra a possivel instalação de uma usina nuclear em Sergipe. Nesta sexta-feira, o deputado federal Albano Franco, concedeu entrevista, afirmando ser a favor da instalação, inclusive esteve em Genebra participando de reunião, sobre a possível instalação em Sergipe, já que o nordeste poderá ter três usinas.
Diante das constantes noticias veiculadas pela imprensa, Reinaldo Nunes se posiciona contrário. Veja nota por ele divulgada, na manha deste sábado:
“Energia, Sim ! Nuclear, Não !
Diante das últimas notícias sobre a possibilidade de instalação de uma Usina Nuclear em Sergipe, venho manifestar minha opinião contrária. Como engenheiro civil, membro da Executiva Nacional do Partido Verde e Ex-Secretário de Estado do Meio Ambiente de Sergipe, lembro o artigo da Constituição Estadual de Sergipe (do qual fui um dos colaboradores) que diz :
Art. 232. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Estado, ao Município e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
§ 8º Ficam proibidos a construção de usinas nucleares e depósito de lixo atômico no território estadual, bem como o transporte de cargas radioativas, exceto quando destinadas a fins terapêuticos, técnicos e científicos, obedecidas as especificações de segurança em vigor.
Para gerar energia o governo brasileiro tem de investir em energias limpas (eólica, solar), a opção pela energia nuclear tem a oposição do movimento ambientalista e das pessoas preocupadas com seu alto custo e com o risco de acidentes nucleares”.
Engº Reynaldo Nunes de Morais
Membro da Executiva Nacional do PV
Ex-Secretário Estadual de Meio Ambiente