Policiais Militares e Corpo de Bombeiros, sem acordo e sem negociação com o governo do estado, decidem que o aeroporto Santa Maria de Aracaju, pode deixar de operar nesta sexta-feira (12). O motivo da paralisação é a adesão dos bombeiros militares, aos movimentos reivindicatórios da policia militar.
Os motoristas das viaturas do corpo de bombeiros, que prestam serviços no aeroporto, a exemplo da policia militar, também não vão mais dirigir as viaturas, já que, grande parte deles estão com suas CNHs vencidas e, sem que haja uma viatura dos bombeiros no aeroporto, esse não poderá mais operar, até que a situação seja normalizada. Alem das CNHs vencidas, os bombeiros não tem cursos preparatórios para atendimentos de emergências. A partir desta sexta feira, o aeroporto fica sem atendimento do corpo de bombeiros, e com isso nenhuma aeronave poderá aterrissar ou decolar, até que a situação seja resolvida.
Os bombeiros disseram ao comandante do batalhão que alem de estarem com as CNHs vencidas, sem curso operacional, eles não tem motivação para se atualizarem, alegaram ao comando, quando indagados do motivo da paralisação.
Carreata
Na manha desta quinta-feira (11), mais de 300 carros saíram em carreata pelas principais ruas do centro de Aracaju e a palavra de ordem era: “governador deixa de ser arrogante e prepotente e atenda as reivindicações da policia militar”.
A carreata percorreu as principais ruas do centro de Aracaju, terminando em frente ao hospital da policia militar, no bairro Siqueira Campos, onde os PMs foram levar a solidariedade ao presidente das Associações Unidas da Policia Militar, capitão Samuel Barreto, que está internado desde a tarde da ultima terça feira, quando teve um ameaço de infarto, devido ao estresse, em busca de entendimento com o governo. De acordo com o sargento Jorge Vieira, a manifestação é mais um ato contra a definição do aumento salarial que foi aplicado pelo governo do estado. Vieira disse que os policiais militares estão sendo humilhados e massacrados por quem um dia os defendeu.
A situação no estado deve se complicar ainda mais nesta sexta-feira, quando da visita do presidente Lula a Sergipe. Os policias estão nas ruas trabalhando, porem sem viaturas, o que deverá chamar a atenção do presidente. Sem acordo, Sergipe deve ficar nos próximos dias à mercê dos bandidos.
Munir Darrage/FAXAJU