Ao justificar a importância da construção de universidades e escolas de formação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse hoje (12) em Laranjeiras (SE) disse que os governantes "letrados" do Brasil nunca fizeram nada para mudar a desigualdade do país, apesar de serem letrados e possuíram diversos títulos importantes.
"No Brasil quem era rico ficava mais rico e quem era pobre, ficava mais pobre", disse, ressaltando que sempre teve vontade de cursar uma universidade, mas nunca teve condições. "Agora, vocês vão fazer o que não tive oportunidade", disse, reportando-se a uma platéia que acompanhava o seu discurso, durante a inauguração de um complexo, que funcionará como sede definitiva do Campus da Universidade Federal de Sergipe, e acomodará alguns cursos, como museologia e arquitetura.
"O que estamos fazendo é recuperando o desmantelo deixado por muita gente que governou o país nestes últimos anos", ressaltando que na sua época o ensino superior era apenas para os ricos. "Nós que éramos pobres, de famílias humildes, não tínhamos condição de ter acesso às Universidades", afirmou.
Lula aproveitou para sugerir que as mulheres estudem pois não devem ser dependentes dos seus maridos e companheiros. "Voces devem estudar, se profissionalizar e trabalhar", disse, acrescentando que "a mulher hoje pode ter a profissão que quiser e entrar na política para exercer todos os mandatos políticos, inclusive o de presidente da República".
FONTE: ATALAIA AGORA