Valor Online apud o Globo on line
BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje em Sergipe que o povo brasileiro está com "a autoestima elevada". E deu como exemplo o fato de o Brasil inverter sua posição junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI), de devedor para credor. "Antigamente, as pessoas ficavam de joelhos para o FMI", Lula citou. "Vocês viram que engraçado: esta semana eu emprestei US$ 10 bilhões para o FMI", continuou ele no discurso.
Na cidade de Lagarto, onde inaugurou um campus da Universidade Federal de Sergipe, Lula mencionou o anúncio feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que o governo se prepara para aplicar US$ 10 bilhões das reservas brasileiras no FMI, de forma a ajudar a capitalizar o organismo multilateral em empréstimos a países em dificuldades geradas pela crise financeira global.
Lula disse que seu governo está sendo "elogiado pelo mundo inteiro" e afirmou, ainda, que tal fato se deve "à competência" do povo por ter acreditado em seu governo. Ainda assim, ele destacou que não faltam opositores para dizerem o contrário.
"Agora, tem sempre gente achando que a vaca vai para o brejo", disse Lula. "Tem sempre aquelas pessoas torcendo, torcendo, torcendo, torcendo: O Lula precisa dar errado; o Lula não pode dar certo; o Lula precisa dar errado", continuou ele, referindo-se a programas da oposição no horário obrigatório da televisão.
Ao lado de seu companheiro e compadre, o governador sergipano Marcelo Déda do PT, Lula afirmou que seus opositores "ficam nervosos, porque um homem que, do ponto de vista da sociologia, não estava escrito que podia chegar ao poder, chega ao poder".
O presidente da República também reiterou que seu segundo mandato acaba ano que vem, e que não tem dúvida de que elegerá o candidato que ele escolher. Sem mencionar diretamente que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, é a sua virtual candidata preferida, Lula comentou: "Está chegando a hora e a vez das mulheres; eu estou vendo que as mulheres estão querendo dar a volta por cima."
(Valor Online)