Pequenos agricultores de um projeto de irrigação, em Sergipe, perderam quase toda a produção de arroz. O excesso de chuva inundou as propriedades.
O agricultor Renato dos Santos esperava colher 35 toneladas de arroz. Mas com a plantação inundada, os grãos não se desenvolveram. A esperança dele é que a chuva diminua e que ainda dê tempo de salvar parte da produção.
O agricultor José Elinaldo Costa observava com tristeza a plantação de sete hectares que está embaixo da água. “Não tem como salvar. Está totalmente perdido. Eu perdi adubo, semente, trator, perdi tudo", disse.
Choveu em um mês na região o equivalente a 45% do volume de chuva esperado para o ano todo. Foram 560 milímetros só no mês de maio. Com as áreas inundadas, os produtores que dependem exclusivamente do arroz não sabem o que fazer.
O agricultor Edílson dos Santos é um dos mais prejudicados. A plantação de 11 hectares está submersa. Era tanta água que dava para ver apenas as pontas das estacas que delimitam a propriedade. Essa safra já está perdida e a próxima- ameaçada.
"Agora no mês de julho para agosto era novo plantio. E agora a gente daqui a três ou quatro meses a gente não sabe nem se essa água já foi embora porque não tem como drenar essa água do projeto", falou seu Edílson.
Fonte: Globo Rural