O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) está com baixo estoque de sangue dos tipos A, B e O, fatores RH negativos. Segundo a biomédica Patrícia Barroso, gerente de Produção do hemocentro, a situação se agrava com a proximidade dos festejos juninos, período em que normalmente cresce a demanda de hospitais e clínicas por componentes do sangue. As solicitações das unidades de saúde são para atender não só aos pacientes internados, mas principalmente aos casos de emergência.
"Estamos captando atualmente 80 bolsas de sangue por dia, quando o ideal seria de 150 unidades", frisou Patrícia Barroso. Para reforçar o estoque, o Hemose está retomando as atividades de coleta externa com a equipe da campanha 'Santo de Casa Também Faz Milagre'. Nesta quinta-feira, 4, das 8h às 16 horas, a ação acontecerá na agência do Banese localizada no Distrito Industrial de Aracaju (DIA).
Para ser doador a pessoa deve estar munida de um documento oficial com foto, ter entre 18 e 65 anos, está bem alimentada (exceto alimentos gordurosos) três horas antes da doação. É necessário que o doador nunca tenha sido acometido pela hepatite B ou C, hanseníase, doença de Chagas, malária, sífilis, problemas renais, cardíacos e hepáticos graves, nem tenha feito tatuagens há menos de 12 meses.
A empresa ou pessoa física que tiver interesse em agendar a doação deve entrar em contato com o Núcleo de Atendimento ao Doador pelos telefones (79) 3259-3191 ou 3259-3174. O Hemose está localizado na Avenida Tancredo Neves, s/nº, bairro Capucho, anexo ao Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE).
Fonte: ASN
|